Ocon e Alonso destacam trabalho de equipe para igualar pontos de Gasly em São Paulo

Pilotos da Alpine travam uma luta com o talento da AlphaTauri pelo quinto lugar no mundial de construtores

Da Redação

Ocon e Alonso: trabalho de equipe em Interlagos F1
Ocon e Alonso: trabalho de equipe em Interlagos
F1

Sabe aquela frase batida “uma só andorinha não faz verão”? Pois bem, na AlphaTauri pode não fazer verão, mas faz chover pontos no mundial de construtores. É o caso de Pierre Gasly que conquistou 92 dos 112 pontos da escuderia italiana na temporada e testou o entrosamento dos pilotos da rival Alpine no Grande Prêmio de São Paulo no último domingo (14).

Fernando Alonso e Esteban Ocon tiveram que trabalhar em conjunto. No início da corrida, mesmo com o espanhol em melhor ritmo, Alonso não quis ultrapassar o seu companheiro de time com o objetivo de segurar os adversários que vinham atrás – como Lando Norris, Sebastian Vettel e Lance Stroll – e também para atacar Gasly.

O entrosamento dos pilotos da Alpine deu resultado, já que juntos somaram seis pontos, igualando a quantidade de pontos de Gasly. Isso fez com que a escuderia francesa continuasse empatada com a AlphaTauri no mundial de construtores com 112 pontos. 

“Foi um mega esforço em equipe. Tudo o que fizemos na corrida, as grandes lutas até o fim, e realmente levamos as táticas da equipe ao limite. Foi uma corrida muito positiva para nós dois [Ocon e Alonso] e mostramos o quanto queremos manter o quinto lugar no campeonato de construtores”, disse Ocon.

O bicampeão mundial Fernando Alonso concordou com o companheiro de time e ressaltou o espírito de união da Alpine.

“Você provavelmente nunca vai atacar o seu companheiro de equipe, porque os carros são parecidos e isso vai desgastar os pneus, e você não quer se colocar nesta situação. Talvez no início do ano você possa tentar, mas agora queremos marcar pontos com os dois carros. Essa é a nossa força como equipe”, afirmou Alonso, que ainda elogiou o trabalho da AlphaTauri. “Eles estão muito velozes, mas eles têm um carro na briga e nós dois, então não podemos fazer nada sozinhos”.

Veja a largada do GP de São Paulo:

Gasly x Alpine: evoluções diferentes no GP de São Paulo

A Alpine precisou evoluir ao longo do Grande Prêmio de São Paulo para conseguir ameaçar a AlphaTauri de Gasly. No treino classificatório da última sexta (12), os dois pilotos da escuderia francesa andaram quatro décimos abaixo do rival – apesar de Alonso ter conseguido alcançar o Q3, o que pode ser considerado um bom resultado.  

Já na corrida Sprint de sábado (13), Ocon chegou a ameaçar a sétima colocação de Gasly, enquanto o espanhol bicampeão mundial teve dificuldades. Por fim, na prova principal de domingo, Alonso sentiu que o carro estava melhor.

“O carro foi muito rápido em condições de corrida. Sentimos isso já no segundo treino livre e na corrida Sprint. Não sei o motivo, mas o carro sentiu-se muito melhor com combustível e ritmo de corrida elevados”, relatou o espanhol.

Por outro lado, Gasly fez o caminho contrário: ele brilhou no treino classificatório de sexta, mas teve dificuldades na corrida Sprint e na corrida de domingo. Mesmo assim, o sétimo lugar coroou mais uma performance acima das expectativas do francês – que terminou na zona de pontuação em 13 dos 19 GPs da temporada.

Uma coisa é certa: Gasly está fazendo com que a Alpha Tauri venda muito caro para a Alpine o quinto lugar no mundial. “A meta é sempre terminar com os dois carros pontuando para mantermos o quinto lugar. Nós vamos continuar lutando”, assegurou Alonso.

Notícias

Carregar mais