De Emerson a Massa: os brasileiros que venceram em casa na Fórmula 1

Das 101 vitórias que o Brasil possui na categoria, nove delas foram conquistadas aqui

Gabriel Alberto

O Brasil é o terceiro maior vencedor da história da Fórmula 1, com 101 vitórias, perdendo somente para a Grã-Bretanha e a Alemanha. 

De Interlagos a Jacarepaguá, ganhar uma corrida em casa é sempre especial, uma emoção diferente - e é exatamente isso que o Brasil fez nove vezes na categoria.

Relembre as vitórias brasileiras em casa na F1:

Emerson Fittipaldi, Interlagos, 1973

Vitória de Emerson Fittpaldi em 1973 - Reprodução 

O brasileiro já era campeão mundial quando veio para o São Paulo disputar o primeiro GP do Brasil de Fórmula 1. Chegou à capital paulista após vencer a prova de abertura da temporada em Buenos Aires, na Argentina. 

Na classificação, Emerson ficou em segundo, atrás do companheiro de equipe Ronnie Peterson, em uma primeira fila da Lotus.  

Na corrida, Fittipaldi assumiu a primeira posição logo na largada e se manteve até o final da prova para a loucura das mais de 150 mil pessoas que estavam em Interlagos. 

Segunda vitória de Emerson no Brasil e a primeira na Mclaren 

A segunda vez que Emerson Fittipaldi venceu no Brasil foi em 1974, coincidentemente, a primeira vez que vencia com a McLaren. 

Emerson era pole, mas não fez uma boa largada na corrida, e foi superado por Carlos Reutemann e Ronnie Peterson. O brasileiro conseguiu se recuperar durante a corrida e logo reassumiu a primeira colocação.

Faltando oito volta para o fim, a direção de prova decidiu encerrar a corrida por conta da chuva torrencial que caia no autódromo. Com isso, Emerson garantiu sua segunda vitória em casa, acompanhado de Clay Regazzoni e Jacky Ickx. 

A primeira dobradinha brasileira da Fórmula 1 

José Carlos Pace e Emerson Fittipaldi comemoram a dobradinha - Reprodução

No GP do Brasil de 1975, Jean-Pierre Jarier liderava a corrida até a 33ª volta, de um total de 40, quando um problema no sistema de combustível o fez perder a liderança. Isso permitiu que José Carlos Pace, que largou em sexto lugar com sua Brabham, assumisse a liderança. 

Emerson Fittipaldi, que começou em segundo, teve problemas, mas conseguiu se recuperar e terminou em reassegurar a posição, marcando a primeira dobradinha do Brasil na Fórmula 1.

A primeira vitória de Piquet no Brasil 

A primeira vitória de Nelson Piquet no Brasil aconteceu em 1983, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. O piloto havia ganhado em 1982, mas acabou sendo desclassificado, pois a sua Brabham estava a baixo do peso permitido e contava com galões de águas para o resfriamento dos freios, o que foi considerado ilegal pela FIA. 

Com isso, Piquet retornou ao Rio de Janeiro determinado a vencer. O brasileiro largou em quarto e logo no começo da prova assumiu a liderança para não perder mais.

A segunda dobradinha no Brasil

Nelson Piquet e Ayrtn Senna no pódio em Jacarepaguá - Reprodução

A segunda vitória de Nelson Piquet, também em Jacarepaguá, aconteceu em 1986 e após 11 anos, a segunda dobradinha brasileira em casa na categoria. 

Ayrton Senna, na Lotus, fez a pole e Piquet, na Williams, largou em segundo. Na terceira volta da prova, Ayrton foi ultrapassado por Piquet, que manteve na liderança até o final da prova. Os dois pilotos levantaram a bandeira do Brasil no pódio para a loucura da torcida.

A primeira vitória de Senna em Interlagos 

Ayrton Senna no pódio em Interlagos - Reprodução

O GP do Brasil de 1991, disputado no dia 24 de março, em Interlagos, marca a primeira vez que Ayrton Senna venceu em casa. 

Ayrton dominou o final de semana, fez a pole e logo no início da prova abriu uma distância confortável para as Williams de Nigel Mansell e Riccardo Patrese. O ‘Leão’ abandonou a prova após rodar no S do Senna, na 60ª volta.

A chuva já caia pelo circuito e Ayrton já havia perdido a terceira, quarta e quinta marchas. O cambio do brasileiro ficou preso na sexta, tendo que fazer sete voltas com o carro naquele estado. O esforço foi tanto para manter o carro na pista, que Senna subiu esgotado no pódio e mal conseguiu levantar o troféu.

A segunda vitória de Senna em 1993 

Senna não tinha o melhor carro em 1993. As Williams, de Alain Prost e Damon Hill,  eram o que o brasileiro chamava “outro mundo” e dominavam a primeira fila no grid. Senna era terceiro. 

O piloto da casa largou bem, mas durante a corrida recebeu uma punição de 10 segundos e chegou a cair para quarto. Senna contou com a chuva, uma troca acertada de pneus, e um safety car para se recuperar e ultrapassar Hill na 41ª volta. 

Naquele GP do Brasil, a McLaren alcançou sua 100ª vitória na F1, e Senna conquistou seu 75º pódio na carreira.

A primeira vitória de Massa em 2006 

Felipe Massa no pódio em Interlagos - Reprodução 

O Brasil só voltaria a ser destaque em casa após 13 anos, com Felipe Massa e sua Ferrari, mais uma vez em Interlagos. 

Na corrida, Massa dominou de ponta a ponta, e contou até com um macacão verde e amarelo. Fernando Alonso conquistou seu bicampeonato e Michael Schumacher fez a sua primeira despedida da categoria. 

A segunda vitória em 2008 e campeão por 30 segundos 

Felipe Massa terminou em primeiro pela segunda vez no GP do Brasil em 2008. Considerada como uma das corridas mais dramáticas e emblemáticas da história da Fórmula 1. 

A corrida determinou o campeão da temporada, em uma acirrada disputa entre Massa da Ferrari e Lewis Hamilton da McLaren. O inglês levou o título na última volta, na última curva, após ultrapassar Timo Glock, e garantir o quinto lugar para levantar o primeiro de seus sete títulos mundiais. 

Notícias

Carregar mais