A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) lançou uma investigação para apurar a suposta saudação nazista feita pelo piloto russo Artem Severiukhin no pódio da primeira etapa do Campeonato Europeu de Kart, realizada neste fim de semana em Portimãom Portugal.
Como a Federação proibiu os pilotos de correrem representando a Rússia, como sanção em função da guerra da Ucrânia, o piloto, de 15 anos, corre com licença italiana. O gesto, inclusive, foi realizado enquanto o hino italiano era tocado.
Confira o comunicado oficial da FIA:
"A FIA confirma que lançou uma investigação imediata sobre a conduta inaceitável do senhor Artem Severiukhin, realizada na cerimônia do pódio da 1ª etapa de 2022 do campeonato europeu de kart, realizado em Portimão. A FIA comunicará em breve os próximos passos nesse caso".
Piloto nega saudação nazista
Com o vídeo ganhando repercussão nas redes sociais, o piloto foi a público negar que tenha feito a saudação nazista, alegando que estava apenas celebrando com a família e amigos que estavam em frente ao pódio.
"Gostaria de falar sobre a situação de ontem no pódio. Eu venci a etapa do Campeonato Europeu e estava muito feliz. Sou da Rússia e estava agradecendo aos meus parentes da Rússia. Alguém viu um gesto ruim nas minhas ações, mas isso não aconteceu, eu estava apenas agradecendo", informou um porta-voz da federação russa.