Alfa Romeo anuncia renovação com Guanyu Zhou e mantém dupla de pilotos para 2024

Chinês vai para o terceiro ano como titular da categoria, sempre ao lado de Valtteri Bottas

Da redação

A Alfa Romeo anunciou nesta quinta-feira (14) a renovação de contrato de Guanyu Zhou até o final da temporada 2024 da Fórmula 1. O chinês tinha compromisso originalmente até o final de 2023.

Desta forma, Zhou vai para o terceiro ano na F1, sendo todos eles ao lado de Valtteri Bottas – cujo compromisso vai até 2025. Nos dois primeiros, a dupla correu na Alfa Romeo; em 2024, correrá pela Sauber, a equipe responsável pelas operações da marca italiana na categoria e que deverá voltar a dar nome ao time na próxima temporada.

“Assinar de novo com a equipe é sempre uma ótima sensação, especialmente quando sabemos como as coisas estão se formando. Tenho orgulho de ser parte da Alfa Romeo e sou grato pela confiança deles. Tenho trabalhado duro desde o primeiro dia, e há um incrível nível de motivação em continuarmos seguindo adiante todos os dias. Minha relação com Valtteri é realmente boa, e nós trabalhamos próximos e com a equipe para que todo mundo vá adiante”, declarou Zhou, empolgado com a possibilidade de disputar pela primeira vez o GP da China, que deverá marcar presença no calendário de 2024.

“Estou também muito animado com a oportunidade de finalmente correr com minha equipe na China, diante de minha torcida. Será um grande momento, e eu estou orgulhoso de poder compartilhar isso com todo mundo que me apoiou”, completou.

A renovação com o piloto chinês fecha uma porta para outros pilotos que eram cotados para o assento. Entre eles, o brasileiro Felipe Drugovich, piloto reserva da Aston Martin, e Théo Pourchaire, que disputa o título da Fórmula 2 em 2023 e é piloto da academia de formação de pilotos da Sauber. Sem chance como titular, Pourchaire teve o compromisso como piloto reserva prorrogado pela Alfa Romeo.

“A decisão de continuar nossa jornada com nossa dupla de pilotos sem mudanças é uma posição do investimento que temos feito em nosso projeto. Nada na Fórmula 1 muda da noite para o dia, então tomamos a decisão consciente de nos concentrarmos em estabilidade e em continuarmos construindo juntos nossa equipe, enquanto embarcamos em um importante período de transição”, afirmou Alessandro Alunni Bravi, representante da equipe da Alfa Romeo - o time assumirá a identidade da Audi a partir de 2026.

“Valtteri e Zhou são pilotos de reconhecidos talento e habilidade, e funcionam muito bem juntos. Eles combinam e podem pressionar um ao outro. Valtteri assumiu o papel de um verdadeiro líder dentro da equipe, ajudando-nos a buscar nosso melhor; Zhou deu impressionantes passos à frente nos últimos dois anos, e esperamos que ele continue nesta trajetória em 2024”, acrescentou o dirigente.

Guanyu Zhou é o 16º colocado do Mundial de pilotos, com quatro pontos em 14 corridas. No Mundial de construtores, a Alfa Romeo é a nona colocada, com dez pontos.

Notícias

Carregar mais