Fórmula 1

Pressão interna na Red Bull pode levar Adrian Newey à Ferrari

Equipe italiana teria interesse no projetista, que convive com momento conturbado na rival austríaca

Da redação

A Ferrari pode ganhar um reforço de destaque nos bastidores para as próximas temporadas da Fórmula 1: Adrian Newey, projetista da Red Bull. A informação foi publicada nesta terça-feira (16) pelo site da revista alemã Auto Motor und Sport.

De acordo com a publicação, Newey vive um momento de pressão na escuderia austríaca, ao mesmo tempo em que teria ofertas da Ferrari e da Aston Martin. O engenheiro teria sido “recentemente visto no aeroporto de Bolonha”, cidade a cerca de 40 km de Maranello, onde fica a sede da equipe italiana – a revista não cita datas.

O principal obstáculo de possíveis interessadas no momento é o contrato de Adrian Newey com a Red Bull, que vai até o final de 2025. Nos planos do conglomerado Red Bull GmbH, o britânico ainda lidera o projeto do hipercarro RB17, que deve ser lançado oficialmente em setembro de 2025.

Ao longo da carreira, Adrian Newey já trabalhou em equipes como March, Williams, McLaren e Red Bull, além de ter passado pela Fórmula Indy no começo da carreira. Entre 1992 e 2023, seus carros conquistaram 13 títulos do Mundial de pilotos e 12 do Mundial de construtores.

Flerte antigo

Em entrevista ao Beyond the grid, podcast oficial da Fórmula 1, Adrian Newey afirmou que recebeu três convites da Ferrari ao longo da carreira. Sempre recusou, e admite que lamentou jamais ter trabalhado com a escuderia italiana.

Na ocasião, o dirigente afirmou que “trabalhar com Fernando (Alonso) e Lewis (Hamilton) teria sido fabuloso”. O espanhol tem contrato com a Aston Martin pelo menos até o fim de 2026, enquanto o britânico chega à Ferrari em 2025 também com um contrato válido por mais de uma temporada.

A favor da Aston Martin, pesaria o fato de a sede da equipe ficar na Inglaterra, nos arredores do circuito de Silverstone. No entanto, a cúpula do time de Lawrence Stroll garante estar satisfeita com os atuais projetistas.

Conflitos internos

A permanência de Adrian Newey na Red Bull depende do ambiente na cúpula da equipe. Com a morte de Dietrich Mateschitz, cofundador da marca, 2022, Christian Horner e Helmut Marko se tornaram protagonistas de uma disputa interna.

O chefe de equipe começou 2024 com o cargo em risco diante de denúncias – posteriormente descartadas – de comportamento abusivo contra uma funcionária. Segundo a imprensa especializada, Newey prometeu permanecer mesmo no caso de saída de Horner.

O afastamento de Marko também foi especulado, mas o consultor teve o contrato renovado até 2026. O cenário, no entanto, pode culminar com as saídas de Max Verstappen e do próprio Newey nos próximos anos para outras equipes.

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais