Segundo diversos veículos especializados em automobilismo, Adrian Newey teria comunicado à Red Bull seu desejo de deixar a equipe pela qual conquistou nada menos que sete títulos do Mundial de Pilotos e seis do Mundial de Construtores.
O primeiro veículo a noticiar a possível partida do “mago da aerodinâmica” foi a revista alemãAuto Motor und Sport. Nesta quinta-feira (25), tanto a BBC quanto a Autosport também informaram que Newey deve deixar a equipe austríaca.
O motivo para a saída do projetista multicampeão, que acabou de assinar um novo contrato, seria o controverso caso de assédio pelo qual o chefe da equipe, Christian Horner, se viu envolvido no início de 2024.
E isso pode criar um efeito manada na equipe, com a perda, inclusive, do maior astro do time no momento: Max Verstappen. Apesar de o contrato do holandês ter vigência até 2028, o atual campeão já disse que sua permanência depende da manutenção dos pilares (como o próprio Newey) fundamentais para o sucesso da Red Bull.
Destino de Newey: Ferrari, Aston Martin?
Por um lado, Lawrence Stroll, CEO da Aston Martin, teria oferecido um caminhão de dinheiro para contar com Newey na equipe britânica. Por outro lado, a Ferrari, agora com Lewis Hamilton no time, há tempos promove investidas para tirar Adrian da Red Bull e levá-lo para Maranello.
Enquanto a saída do projetista ainda não foi confirmada, nem por ele nem pela equipe, a probabilidade do divórcio começa a ganhar cada vez mais força no paddock.