Fórmula 1

Red Bull deve suspender consultor após investigação contra Christian Horner

Informação agita ainda mais os bastidores da Red Bull, que vive crise apesar de sobrar na F1

Da redação

Os bastidores da Red Bull na Fórmula 1 seguem agitados. Nesta sexta-feira (8), durante o treino classificatório para o GP da Arábia Saudita, o repórter Felipe Kieling trouxe mais uma ‘bomba' sobre a equipe austríaca: o consultor Helmut Marko pode ser suspenso depois da corrida em Jedá, neste sábado.

O principal conselheiro [da equipe], Helmut Marko, disse para a TV austríaca ORF que existe uma 'possibilidade teórica' de ele ser suspenso pela Red Bull, e não dá para ter certeza se ele estará no GP da Austrália - Felipe Kieling.

De acordo com Kieling, a decisão deve ser tomada na próxima segunda-feira (11), depois da realização da corrida na Arábia Saudita.

A questão acontece depois de Horner ser inocentado pela Red Bull de uma denúncia interna contra ele. Uma funcionária do time acusou o chefe da equipe de comportamento sexual inapropriado. O teor das denúncias contra Horner não foi tornado público pelas partes envolvidas.

Disputa de poder

Helmut Marko e Christian Horner são protagonistas de uma disputa interna na Red Bull que ganhou força a partir da morte do fundador do conglomerado Red Bull GmbH, Dietrich Mateschitz, em 2022.

No fim de 2023, Horner teria tentado afastar Marko do centro das decisões, sem sucesso. O contrato do consultor foi renovado até 2026.

De acordo com o site italiano Formula Passion, Christian Horner tentou comprar a equipe em 2023 sem informar dirigentes na Áustria. Para isso, com o apoio de investidores britânicos, teria procurado na Tailândia a família de Chaleo Yoovidhya, que fundou o conglomerado de bebidas com Dietrich Mateschitz nos anos 1980.

A cúpula da marca na Áustria não teria reagido bem ao descobrir a iniciativa. A partir daí, ainda de acordo com o site, a relação entre o chefe de equipe e os representantes da corporação se deteriorou.

A revista Business F1 informa que a Red Bull estava decidida a demitir Horner após a investigação referente às denúncias de comportamento inadequado do começo de 2024. O chefe de equipe, no entanto, teria acionado advogados e prometido levar o caso aos tribunais britânicos caso a rescisão fosse levada adiante.

Pressão de Jos Verstappen

Jos Verstappen, pai de Max Verstappen, foi visto conversando com Christian Horner durante o fim de semana do GP do Bahrein. O tema da conversa é desconhecido, mas imagens da Sky Sports mostram Horner gesticulando enquanto o ex-piloto de F1 escuta com as mãos no bolso.

Jos está ao lado de Helmut Marko na disputa interna na escuderia. “Há tensão enquanto ele (Horner) permanecer na posição”, afirmou o holandês em declarações publicadas em 4 de março, pelo jornal Daily Mail. “A equipe corre o risco de se partir. Não dá para continuar assim. Vai explodir. Ele está fazendo o papel de vítima, quando na verdade é quem está causando os problemas.”

Verstappen pai completou 52 anos em 4 de março e comemorou o aniversário com um jantar em Dubai. Christian Horner não foi convidado, segundo o jornal alemão Bild, mas Helmut Marko foi chamado para a celebração.

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais