Esporte

Ricciardo relembra batida polêmica de Nelsinho Piquet no GP de Singapura de 2008

Australiano relembrou episódio ao ser perguntado sobre como poderia conquistar um bom resultado largando em 16º neste domingo

Ricciardo relembra batida polêmica de Nelsinho Piquet no GP de Singapura de 2008
Entenda o que foi o escândalo de Singapuragate na F1
Reprodução/FOM

Eliminado no Q1 da classificação do GP de Singapura, Daniel Ricciardo vai largar em 16º neste domingo. Questionado sobre como poderia reverter a posição de fim de grid em um bom resultado na corrida, o australiano mexeu num vespeiro ao relembrar a polêmica batida de Nelsinho Piquet no GP de Singapura de 2008, episódio conhecido como “Singapuragate”. 

"Tomara que tenhamos um safety car em um momento ideal. Traga o Piquet (Jr) de volta e vamos fazer acontecer", disparou Ricciardo. 

O que é o escândalo de Singapuragate?

O Singapuragate é considerado o maior escândalo da Fórmula 1, a principal categoria do automobilismo mundial. Tudo aconteceu no GP de Singapura, a 15ª corrida da temporada de 2008.

Nelson Piquet Júnior, filho do tricampeão mundial Nelson Piquet, pilotava pela Renault ao lado de Fernando Alonso. A pedido do chefe Flavio Briatore e do engenheiro Pat Symonds, ele colidiu intencionalmente na curva 14 do circuito.

A batida forçou o safety car, que acabou ajudando o espanhol Fernando Alonso a vencer a corrida e indiretamente prejudicou Felipe Massa.

Com bandeira amarela, o brasileiro entrou nos boxes. Acontece que a Ferrari liberou o piloto com a mangueira de reabastecimento ainda presa ao carro. Com o erro da equipe italiana, Massa despencou na classificação e não pontuou na corrida. De quebra, ele ainda foi punido por quase tocar em Adrian Sutil, da Force India-Ferrari, ao ser liberado de forma insegura na parada.

Caso a prova, que anos depois teve a confirmação de ter sido manipulada, fosse anulada, Felipe Massa terminaria o campeonato mundial de F1 em 2008 na liderança, vencendo o título.

Lawson deve ser anunciado no lugar de Ricciardo em breve

Liam Lawson será piloto da Racing Bulls na temporada 2025 de Fórmula 1. A informação, apurada com exclusividade por Lucas Brito, produtor da Band, dá conta de que o neozelandês teria assinado contrato com a equipe júnior da Red Bull ainda em Baku, no Azerbaijão. O anúncio oficial deverá ser feito na próxima segunda-feira (23).

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais