Fórmula 1

Revista francesa coloca Ricciardo na disputa por vaga de Alonso na Alpine

Australiano correu na equipe francesa entre 2019 e 2020, quando o time ainda atendia por Renault

Da redação 02/08/2022 • 07:56 - Atualizado em 02/08/2022 • 08:53
Australiano correu na equipe entre 2019 e 2020, quando o time atendia por Renault
Australiano correu na equipe entre 2019 e 2020, quando o time atendia por Renault
Renault F1 Team

A Alpine tem uma nova opção para substituir Fernando Alonso na equipe em 2023. De acordo com a revista francesa AutoHebdo, o australiano Daniel Ricciardo é o mais novo especulado para uma vaga na escuderia.

O nome mais cotado atualmente para a vaga de Alonso é o do australiano Oscar Piastri, integrante da academia da Alpine entre 2020 e 2021, campeão da Fórmula 3 (2020) e da Fórmula 2 (2021). Em 2022, ele trabalha como piloto reserva do time francês.

No entanto, de acordo com a AutoHebdo, um pré-contrato entre Piastri e Alpine expirou no fim de julho, o que permitiria que o piloto australiano negociasse com outras equipes. O compromisso original do campeão da F2 exigia da Alpine uma vaga no grid da F1 em 2023 por qualquer equipe.

A publicação afirma ainda que o agente de Piastri, o ex-piloto Mark Webber, negocia um acerto com a McLaren para o ano que vem na vaga de Daniel Ricciardo, que tem contrato com o time laranja até 2023. Assim, sem Alonso ou Piastri, a principal alternativa da Alpine seria a contratação do experiente australiano.

Vale destacar que Ricciardo correu no time francês em 2019 e 2020, quando o time disputava a Fórmula 1 como Renault. Nono colocado na primeira temporada, foi quinto na segunda, quando conquistou três pódios. Em 2021, chegou à McLaren, com contrato de três temporadas.

Em março deste ano, a Alpine chegou a um acordo com a McLaren, disponibilizando Piastri como eventual substituto para Daniel Ricciardo ou Lando Norris em 2022. A equipe britânica já tinha acordo semelhante com a Mercedes, o que permitia escalar Stoffel Vandoorne ou Nyck de Vries para eventualidades.

Chefe da Alpine quer Piastri

Ao site Motorsport.com, o chefe de equipe da Alpine, Otmar Szafnauer, descartou a possibilidade de Piastri correr pela McLaren e indicou que o jovem australiano assumirá a vaga de Alonso na próxima temporada.

“Eu escuto os mesmos rumores que vocês no pitlane. Mas o que sei é que ele tem obrigações contratuais conosco – e nós temos com ele. E temos honrado estas obrigações durante todo o ano”, afirmou o dirigente.

“Estas obrigações duram até 2023, possivelmente até 2024, se algumas opções forem assumidas (...). Temos um contrato legal com ele para o futuro para 2023 – e se a opção for assumida, para 2024. Então, eu não sei o que ele tem com a McLaren”, acrescentou.

Questionado se Piastri ou seus representantes indicaram planos de deixar a Alpine, Szafnauer despistou. “Oscar e sua equipe estão considerando as opções, o que quer que isso signifique”, declarou o dirigente, que informou ainda estar em contato com Mark Webber e pediu tempo para resolver a situação.

“Oscar é nosso candidato número um. E é isso que vamos fazer”, acrescentou.