No Autódromo de Interlagos, quando os pilotos não estão pilotando, aproveitam o tempo para descansar, traçar estratégias, fazer reuniões, atender fãs... E também para pilotar.
O circuito paulistano recebe neste final de semana a última etapa da temporada 2023 de quatro categorias: Stock Car, Stock Series, Copa HB20 e Fórmula 4 Brasil. Assim, o paddock está cheio de corredores de diversas idades.
Não raro, eles se encontram em um simulador instalados atrás dos boxes. A estrutura, que utiliza a plataforma iRacing, oferece voltas em carros de F-4 e Stock na versão virtual de Interlagos.
“Eu sempre ando de simulador em casa, inclusive é o mesmo daqui”, afirmou Álvaro Cho, piloto da equipe TMG Racing na Fórmula 4 que foi ao simulador nesta sexta-feira (15), e que garante que o equipamento é “superbom”.
Ao longo do dia, pilotos como Luan Lopes (companheiro de Álvaro Cho na TMG Racing) e Pedro Clerot (campeão da F-4 Brasil em 2022, que disputou a F-4 espanhola em 2023) também passaram pelo espaço em Interlagos. Nas redes sociais da empresa responsável, é possível ver nomes de destaque do automobilismo nacional treinando com o simulador. Entre eles, Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Gabriel Bortoleto, Felipe Drugovich, Daniel Serra e Gaetano di Mauro.
“Arrisco a dizer que é o melhor que a gente encontra no Brasil hoje, até do mundo. A gente tenta chegar o mais próximo da realidade. Nenhuma simulação é igual, igual”, avisa Cho, que aponta a simulação com um ajuda nos treinamentos para as corridas de fato.
“Eu trato o simulador muito mais como um método de concentração, uma forma de concentrar mais, de estar dentro do automobilismo, de viver o dia a dia do automobilismo, tentar me treinar a constância volta a volta, treinar a cabeça”, completou.