Esportes

Mundial de Clubes: Brasileiros levam vantagem contra ingleses no retrospecto

Foram seis confrontos no total, com quatro vitórias brasileiras e duas inglesas

Por Carolina Lipares

Taça Mundial de Clubes da FIFA
Taça Mundial de Clubes da FIFA
FIFA

Em fevereiro começa o Mundial de Clubes da Fifa 2022 nos Emirados Árabes Unidos com cobertura exclusiva do Grupo Bandeirantes e o Palmeiras mais uma vez como representante do continente sul-americano.

Em busca de apagar a má impressão da última participação, quando caiu logo na semifinal para o Tigres, do México, em 2021, a equipe do técnico Abel Ferreira pode enfrentar o campeão europeu Chelsea em uma eventual decisão. 

O retrospecto, neste caso, seria favorável ao Verdão, já que clubes brasileiros têm uma pequena vantagem em embates contra ingleses válidos pela competição internacional.

A primeira disputa entre os brasileiros e ingleses foi em 1981, entre Flamengo e Liverpool. Na ocasião, a equipe capitaneada por Zico fez bonito e aplicou um 3 a 0 sobre os Reds. Nunes, duas vezes, e Adílio marcaram os gols da vitória.

Dezoito anos depois, outra disputa entre Brasil e Inglaterra - Palmeiras e Manchester United duelaram pelo caneco mundial em 1999. Após falha do goleiro Marcos, Roy Keane marcou o único gol da partida no Japão, dando o título para o United.

Em 2000, no Mundial de Clubes disputado no Brasil, os Diabos Vermelhos não tiveram a mesma sorte quando enfrentaram o Vasco ainda na primeira fase. Romário, duas vezes, e Edmundo marcaram para os cariocas, enquanto Butt descontou. 

Já em 2005, o São Paulo conquistou o seu terceiro título mundial da história ao vencer o Liverpool por 1 a 0 na grande final, com gol de Mineiro, em jogo também marcado por grandes defesas de Rogério Ceni.

Após conquistar a Libertadores em 2012, o Corinthians ampliou ainda mais a vantagem dos brasileiros contra os ingleses em Mundiais. Depois de mandar o Al-Ahly do Egito para casa nas semifinais, o Timão superou o Chelsea na decisão, com gol de Guerrero.

O último confronto entre brasileiros e ingleses foi Flamengo e Liverpool em 2019. Desta vez os Reds frustraram o sonho da equipe comandada por Jorge Jesus e conquistaram o inédito título mundial com um triunfo por 1 a 0, gol marcado por Roberto Firmino na prorrogação. Ainda assim, o placar em Mundiais ainda aponta Brasil 4 x 2 Inglaterra. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais