Esportes

Quem é Pepê, jogador do Porto convocado para a Seleção Brasileira

Atacante foi revelado pelo Grêmio e está na Europa desde 2021; conheça o jogador convocado por Fernando Diniz

Da redação

Fernando Diniz resolveu renovar o ataque da Seleção Brasileira para os jogos contra Colômbia e Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Nesta segunda-feira (6), o técnico convocou Endrick (Palmeiras), Paulinho (Atlético-MG), João Pedro (Brighton) e Pepê (Porto).

Entre o quarteto, Pepê tem uma história curiosa envolvendo futebol de seleções. Filho de mãe paraguaia, ele foi sondado em março deste ano pelo país vizinho por meio do técnico Guillermo Barros Schelotto. Com a herança materna, ele poderia representar o país sul-americano, mas negou o convite.

As sondagens, no entanto, não param por aí. Pepê também foi procurado pela Itália, já que tem cidadania do país europeu por causa do pai. Novamente, o atacante do Porto não quis.

Como Pepê só vestiu a camisa verde e amarela no sub-23, ele poderia representar outra seleção.

Aos 26 anos, Pepê, que atua como ponta, foi revelado pelo Grêmio, ainda em 2017. Ele teve sequência no time titular a partir de 2018, destacou-se em 2019 e 2020 e logo foi cobiçado por clubes da Europa.

Em junho de 2021, o Porto desembolsou 15 milhões de euros (cerca de R$ 98 milhões na cotação da época) para tirar o jogador do Grêmio.

Convocado pela primeira vez, Pepê tem mais de 100 jogos pelo time português. Na última janela de transferências, ele recebeu proposta do Tottenham, da Inglatera, mas o Porto recusou.

Na temporada 2023/24, ele tem 14 partidas, duas assistências e nenhum gol marcado. Com o técnico Sérgio Conceição, o brasileiro às vezes é utilizado como lateral-direito. Portanto, pode ser útil em mais de uma posição na Seleção.

É a realização do grande sonho da minha vida. Passa um filme na minha cabeça, desde quando comecei em Foz do Iguaçu. Agradeço à minha família, a todos os companheiros e treinadores com quem trabalhei até hoje e aos amigos que me ajudaram nessa caminhada - Pepê.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais