Esportes

Supercopa do Brasil: Flamengo é bicampeão nos pênaltis

Campeão brasileiro e da Copa do Brasil em 2020 se enfrentaram no Estádio Mané Garrincha

Da Redação

Flamengo conquista a Supercopa do Brasil, o primeiro título da temporada 2021 no Brasil, após vencer nos pênaltis o Palmeiras por 6 a 5, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. O jogo no tempo normal terminou empatado em 2 a 2.  

A partida começou muito movimentada e o Palmeiras abriu o placar com apenas um minuto de jogo. Raphael Veiga aproveitou o corte de cabeça de Felipe Melo após um chutão de Diego Alves, deu um “drible da vaca” de costas em cima de Willian Arão e tocou na saída do goleiro.

Em desvantagem no placar, o Flamengo tomou a iniciativa e foi em busca do gol de empate. Apesar de mais posse de bola, o rubro-negro não conseguiu criar muitos lances de perigo e viu o Palmeiras assustar em ao menos dois lances de contra-ataque.

Aos 22 minutos do primeiro tempo, o Flamengo roubou a bola no campo de ataque e Filipe Luís driblou a marcação e tocou na saída de Weverton, a bola bateu na trave e sobrou para Gabigol tocar para rede e sair comemorando.

O jogo ficou muito bom, com os dois times criando muitas chances de gol e assustando os dois goleiros e exigindo boas defesas dos arqueiros. Com quase 40 do 1º tempo, Abel Ferreira se irritou com o árbitro por não ter mostrado um cartão amarelo para Diego e acabou expulso do jogo.

Logo em seguida, o juiz marcou pênalti para o Palmeiras em cima de Wesley, mas o VAR corrigiu o lance corretamente ao marcar falta fora da área. Ainda assim, Raphael Veiga exigiu uma ótima defesa de Diego Alves na cobrança de falta.

Já nos acréscimos, era o Palmeiras que tomava a iniciativa e tentava tirar a igualdade do placar, mas o alviverde foi vítima de sua principal arma. No contra-ataque, a bola chegou em Arrascaeta pela esquerda, que cortou para o meio do campo e bateu de fora da área no canto direito de Weverton.

Precisando da vitória, Palmeiras fez 4 substituições entre o intervalo e os 10 primeiros minutos do 2º tempo e foi para cima do rival carioca. Com as trocas, o verdão ficou mais tempo com a bola e levou muito perigo três oportunidades. 

O Flamengo, com o Arrascaeta e Gabigol, tentava explorar os espaços e exigiu boas interferências de Weverton. Mas aos poucos tentou tirar a velocidade do jogo para aproveitar a vantagem no placar.

Perto dos 25 minutos do 2º tempo, Rodrigo Caio puxou a camisa de Rony dentro da área e um novo pênalti foi marcado para o Palmeiras, dessa vez sem necessidade de intervenção do VAR. Raphael Veiga foi para a cobrança e marcou o segundo dele e do alviverde no jogo.

Com o jogo empatado, o Palmeiras seguiu colocando pressão em cima do campeão brasileiro de 2020 e quase conseguiu o gol da virada. O Flamengo voltou a tentar encontrar chances de marcar o gol, mas sem o mesmo perigo do 1º tempo.

Faltando cinco minutos para o fim do tempo regulamentar, João Gomes teve uma ótima oportunidade de colocar o Mengo novamente na frente, mas Weverton fez uma linda defesa com a ponta dos dedos. E nos acréscimos o goleiro do Palmeiras voltou a salvar o time tirando a bola de dentro do gol praticamente em um chute de Gabigol.

No finalzinho do jogo, o auxiliar de Abel Ferreira também foi expulso por reclamação e, na sequência, uma briga no túnel dos vestiários parou o jogo. 

Com o empate, a decisão foi na cobrança de pênaltis. O Palmeiras teve três chances de conquistar o título, mas parou nas ótimas defesas de Diego Alves. Na primeira vez que o Flamengo teve a chance de conquistar o título, Weverton conseguiu salvar o alviverde. na 9ª cobrança do rubro-negro, Rodrigo Caio garantiu o bicampeonato.

Cobraram pelo Palmeiras:
Raphael Veiga
Gustavo Gómez
Gustavo Scarpa
Luan (perdeu)
Danilo (perdeu)
Viña
Gabriel Menino (perdeu)
Gabriel Veron
Mike (perdeu)

Cobraram pelo Flamengo:
Arrascaeta
Filipe Luis (perdeu)
Matheuzinho (perdeu)
Vitinho
Gabigol
João Gomes
Pepê  (perdeu)
Michael
Rodrigo Caio

Mais notícias

Carregar mais