Esporte

Torcedor chileno imita macaco para torcedores do Flamengo

Esse é o quinto caso de racismo contra torcedores de clubes brasileiros na competição

Por Rodrigo Lima

Torcedor imita macaco em direção aos torcedores do Flamengo Reprodução
Torcedor imita macaco em direção aos torcedores do Flamengo
Reprodução

A partida entre Universidad Católica e Flamengo, que terminou com a vitória do rubro-negro na quarta-feira (28), por 3 a 2, ficou marcada por mais um lamentável caso de racismo contra brasileiros na Libertadores.

No Estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago, no Chile, torcedores da Católica jogaram pedras, garrafas e sinalizadores nos torcedores do Flamengo presentes na partida. Além disso, torcedores foram flagrados fazendo imitações de macacos em direção aos flamenguistas.

Além disso, um sinalizador foi arremessado da torcida da equipe chilena na direção dos flamenguistas. Uma criança ficou ferida, segundo o clube carioca.

O Flamengo, em suas redes sociais, divulgou um dos vídeos e publicou uma nota repudiando as cenas vistas no Chile. Confira a nota do rubro-negro abaixo:

“Na noite desta quinta-feira, no estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago, no Chile, aconteceram cenas lamentáveis de racismo, lançamento de pedras, garrafas e sinalizadores (uma criança foi ferida) da torcida adversária em direção aos torcedores rubro-negros, durante a partida entre a Universidad Católica e Flamengo, pela 3ª rodada da fase de grupos da Libertadores. Não aguentamos mais isso! Medidas severas precisam ser tomadas”.

Outros casos de racismo contra brasileiros na Libertadores

O primeiro caso foi de torcedores do River Plate, no dia 13 de abril, contra torcedores do Fortaleza, no Estádio Monumental de Núñez, na Argentina. Torcedores da equipe argentina jogaram bananas nos brasileiros presentes no estádio.

Na noite de terça (26), um torcedor do Boca Juniors chegou a ser detido pela Polícia Militar após imitar um macaco na arquibancada da Neo Química Arena, na vitória do Corinthians sobre os argentinos por 2 a 0.

O torcedor foi enquadrado no crime de injúria racial e já foi solto após o Consulado da Argentina no Brasil pagar a fiança de R$ 3 mil.

Também na terça (26), torcedores do Estudiantes, da Argentina, fizeram sons de macaco e chamaram os torcedores do Red Bull Bragantino de macacos.

Já na última quarta-feira (27), um torcedor do Emelec, do Equador, chamou torcedores do Palmeiras de macacos

Mais notícias

Carregar mais