Bora SP

Lazer: Opções gratuitas são poucas em SP e bairros pobres dependem de si

Série "São Paulo Pra Gente", da BandNews FM, aborda temas do cotidiano

Bruno Capozzi, da BandNews FM

LAzer é tema de reportagem da série SP Pra Gente, da BandNews FM
LAzer é tema de reportagem da série SP Pra Gente, da BandNews FM
Bora São Paulo

A série "São Paulo Pra Gente", da Rádio BandNews FM - parte das celebrações do aniversário de 17 anos da emissora - fala sobre lazer na capital paulista, reportagem de Bruno Capozzi. A série já abordou Saúde, Educação e Segurança.

No lazer, os parques são destaque. São as principais opções gratuitas em São Paulo; ainda mais com a pandemia, depois de tudo ter sido fechado, muita gente deu preferência para atividades ao ar livre.

A cidade tem aproximadamente 130 parques, entre estaduais e municipais. O maior símbolo, sem dúvidas, é o Parque do Ibirapuera, na zona sul.  

Patrick Heise voltou a frequentar o espaço com o filho Oliver, de 6 anos. 

"Demos um tempo na pandemia, mas agora a gente voltou. Parque é outra coisa, tem uma área imensa pra eles brincarem e agora eles estão aí extravasando a energia deles", conta. 

Não tem como falar em lazer em São Paulo e não lembrar da Avenida Paulista, na região central. Trata-se de um polo econômico, gastronômico e cultural; exemplo disso é o MASP, pertinho do Metrô. A entrada é gratuita toda terça-feira e na primeira quarta-feira de cada mês.

Longe do centro da capital paulista, muitas vezes, a população tem mais dificuldade de ter acesso ao lazer com boas infraestruturas. 

Nesses bairros, a sociedade civil se une para conseguir práticas esportivas, de teatro e música, por exemplo.

Em Paraisópolis, na zona sul da capital paulista, boa parte das ações é coordenada pelo G10 Favelas, grupo que reúne dez das principais comunidades do Brasil. 

Veja a reportagem:

Tópicos relacionados