Mitre: as estratégias de Lula contra a abstenção na reta final da campanha

Fernando Mitre analisa a postura do ex-presidente Lula ao mobilizar artistas e jovens contra a abstenção e busca pelo voto útil

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem insistido – e vai insistir cada vez mais até o dia da eleição – no esforço de convencer o eleitorado, principalmente nas periferias, a não deixar de votar. 

Esta é a ofensiva contra a abstenção, que passou de 20% em 2018, uma referência que preocupa, hoje, a campanha petista, que teria mais a perder com as ausências - geralmente dos eleitores mais pobres. 

Aumenta essa preocupação devido ao medo de 9% do eleitorado ir votar, como mostrou o Datafolha. Lula mobiliza artistas nesse esforço, envolvendo também os jovens, enquanto prega o voto útil e continua atacando o presidente Jair Bolsonaro (PL).

O presidente intensifica os comícios na reta final e também a ofensiva contra o adversário, tentando aumentar rejeição bolsonarista, bem menor do que a petista.

O duelo de rejeições, conjugado com a disputa de avaliações entre o período Lula e o governo Bolsonaro, dá, agora, o tom da campanha nesta disputa inédita no Brasil entre um presidente e um ex-presidente.

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