Notícias

Curitiba retoma vacinação pediátrica contra a Covid-19 na segunda-feira

A Secretaria Municipal da Saúde afirma que mais de 4 mil pessoas compareceram aos pontos de vacinação com atraso entre quarta (26) e quinta-feira (27)

Por Angelo Sfair

Curitiba retoma vacinação pediátrica contra a Covid-19 na segunda-feira
Curitiba retoma vacinação pediátrica contra a Covid-19 na segunda-feira
Ricardo Marajó/SMCS

A campanha de vacinação contra o coronavírus para crianças a partir de cinco anos em Curitiba será retomada na próxima segunda-feira (31). A Secretaria Municipal da Saúde afirma que mais de 4 mil pessoas compareceram aos pontos de vacinação com atraso entre quarta (26) e quinta-feira (27). 

A demanda extra reduziu o estoque de vacinas e sobrecarregou as equipes de Saúde. Por isso, a sexta-feira (28) foi reservada para reorganizar a campanha de vacinação pediátrica contra a Covid-19.

A secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, reforça que o momento atual da pandemia é crítico e exige o comprometimento de toda a população. Ela explica que na próxima segunda (31) e terça-feira (1°) não haverá repescagem. Serão vacinados apenas os nascidos em 2014. 

“Nós suspendemos nessa sexta-feira (28) a vacinação das crianças nascidas em 2014, na segunda-feira (31) vamos retomar os nascidos de janeiro a junho de 2014, exclusivamente não terá repescagem e na terça-feira (1º) os nascidos de julho a dezembro de 2014”, explica Márcia. 

A secretária também afirma que profissionais da saúde têm sido alvos de grosserias e ataques pessoais. Ela pede a compreensão e a colaboração dos pais e responsáveis para que a campanha pediátrica transcorra sem problemas. Além disso, os grupos convocados serão reduzidos para que a vacinação avance com qualidade.

“Nós precisamos de solidariedade do cidadão. Baixem o aplicativo, já façam o cadastro da criança, já levem toda a documentação necessária que isso agiliza o atendimento”, aconselhou.

A Prefeitura lembra que a convocação do público para receber a vacina segue critérios como a disponibilidade de doses e a capacidade de atendimento dos pontos de vacinação. A Secretaria Municipal da Saúde dedica dez unidades exclusivas para receber as crianças, conforme orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. 

Os espaços contam com profissionais, estrutura e logística adequados ao melhor fluxo de aplicação das doses. A Prefeitura sustenta que o “aumento da demanda de pessoas não programadas para receber a vacina dificulta o trabalho e planejamento das equipes”, e impõe a necessidade de mudar a estratégia da vacinação.

A campanha em Curitiba vai ser retomada de forma escalonada, conforme a data de nascimento. Segunda-feira (31), devem receber a dose crianças que fazem aniversário entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2014. Terça-feira (1º), vão ser atendidas crianças que nasceram entre 1º de julho e 31 de dezembro de 2014. 

A convocação de outras faixas etárias depende da avaliação de estoque ou da chegada de nova remessa de imunizantes. Os locais de vacinação vão receber as crianças de oito da manhã às cinco da tarde. A Prefeitura de Curitiba diz que, nos dias de convocação de nova faixa etária, não haverá repescagem para as crianças que não compareceram na data prevista.

A Secretaria vai estabelecer dias específicos para quem perdeu a data correta. Os endereços dos postos de vacinação estão disponíveis no site.  

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais