Notícias

Defesa Civil alerta população do RS: "Não espere a água chegar, saia de casa"

Alerta vale para pessoas que estão em áreas de risco

da Redação com Agência Brasil

Enchentes no Rio Grande do Sul (RS)
Enchentes no Rio Grande do Sul (RS)
Lauro Alves/ Secom

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alerta colocando em aviso de inundação parte da cidade de Porto Alegre devido à cheia histórica do Lago Guaíba, que subiu mais de cinco metros, maior nível já registrado. O mapa divulgado pela Defesa Civil considera as áreas com risco de inundação.

“A mancha em vermelho representa prováveis áreas de risco sob influência da atual elevação do Guaíba. Nem todos os locais cobertos pela mancha serão atingidos da mesma forma. É preciso considerar a altura do terreno. Áreas mais altas não serão afetadas com a mesma intensidade do que as mais baixas. Quem mora em áreas mais baixas deve buscar abrigo em locais seguros, longe da zona vermelha do mapa”, informou o órgão gaúcho.

A Defesa Civil disponibiliza página na internet para a população verificar se está em área de risco e acrescenta que “não espere a água chegar, saia de casa com antecedência e vá para um local seguro. Proteja você e sua família”.

O número de mortos em decorrência das enchentes subiu para 75 neste domingo (5), segundo balanço divulgado pela Defesal Civil do estado. Ao menos 103 pessoas estão desaparecidas e 155 foram feridas. 

O número superou a última catástrofe ambiental do estado, em setembro de 2023, quando 54 pessoas perderam a vida. As autoridades afirmam que esse é o pior desastre climático da história gaúcha.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais