Notícias

Dia do Trabalho na França é marcado por protestos contra Olimpíadas

Milhares de pessoas se manifestaram neste 1º de maio, com pedidos de aumento de direitos sociais e sindicais, gritos pró-Palestina e pedido de paz na Ucrânia

Da redação

Protesto contra Olimpíadas na França
Protesto contra Olimpíadas na França
REUTERS/Sarah Meyssonnier

As manifestações do Dia do Trabalho terminaram com confrontos e incêndios na França. Segundo o Ministério do Interior, 121 mil pessoas se manifestaram nesta quarta-feira (1º), mas a Confederação Geral do Trabalho francês indicou mais de 200 mil manifestantes. 

Em Paris, a polícia contabilizou 18 mil manifestantes, enquanto sindicatos contaram 50 mil. O protesto, além de pedir por aumento de salários, direitos sociais e sindicais e contra as últimas mudanças previdenciárias propostas pelo presidente Emmanuel Macron, teve diversas outras pautas. 

Uma delas foi a realização dos Jogos Olímpicos de Paris, que devem acontecer entre julho e agosto deste ano. Manifestantes chegaram a queimar os anéis olímpicos, alegando que os Jogos estão colocando interesses políticos e comerciais acima do interesse do povo. 

Outra foi a defesa da Palestina e o pedido de paz na região de Gaza e na Ucrânia. A manifestação organizada pela Confederação Geral do Trabalho pediu paz justa e duradoura em qualquer lugar onde haver guerra. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais