Enchente no RS é tragédia do tipo que mais atraiu interesse dos brasileiros

Cidades gaúchas estão há quase um mês inundadas e mais de 2,3 milhões de pessoas foram afetadas pelas chuvas

Da redação

Enchente no RS é tragédia do tipo que mais atraiu interesse dos brasileiros
Chuva no Rio Grande do Sul
Reuters

Tragédia sem precedentes, as enchentes de maio no Rio Grande do Sul devem ser o evento do tipo que mais recebeu atenção dos brasileiros na internet desde 2004, de acordo com o Google Trends.

A ferramenta mede o interesse no país baseado no número de pesquisas realizadas no buscador. O tema inundação deve fechar o mês com o maior interesse da série histórica (veja no gráfico abaixo).

Antes disso, o maior interesse pelo assunto dos últimos´dez anos havia ocorrido em fevereiro de 2020, com cerca de 20% do volume de buscas do acontecimento no Rio Grande do Sul.  

À época, São Paulo vivia um temporal recorde. O volume de chuva foi o maior dos últimos 37 anos em um mês de fevereiro, segundo dados do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet).  

Depois de quase um mês com ruas alagadas, pessoas saíram às ruas de Porto Alegre, capital gaúcha, nesta segunda-feira (27) para protestar contra o descaso. A manifestação parou a Avenida Assis Brasil, uma das principais vias da cidade.

Enquanto isso, o país mobiliza doações para o estado. Também nesta segunda-feira, empresas do setor de proteína animal anunciaram que irão doar cerca de 2 milhões de quilos de carne bovina, suína e de frango aos afetados pelas chuvas.

Números da tragédia no Sul

  • Até o momento foram confirmadas 169 mortes pelas enchentes no Rio Grande do Sul, segundo o boletim da Defesa Civil gaúcha desta terça-feira (28).
  • Além disso, 53 pessoas seguem desaparecidas e 806 feridas.
  • Mais de 2,3 milhões de pessoas foram afetadas pelas chuvas.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais