Notícias

Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defende adoção de lockdown para enfrentar pandemia

Da Redação, com Rádio Bandeirantes

Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defende adoção de lockdown para enfrentar pandemia
Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defende adoção de lockdown para enfrentar pandemia
Gabriela Biló/Estadão Conteúdo

O ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso defendeu a adoção de lockdown para enfrentar o pior momento da pandemia no Brasil. Ele foi entrevistado com exclusividade na Rádio Bandeirantes, no Jornal Gente, na manhã desta quinta-feira (04).

Mesmo reconhecendo que haveria prejuízos, FHC entende que só uma medida dura como essa poderia frear a escalada de mortes.

“Ao ver com que está acontecendo agora, o incremento no número de mortos e o contágio, eu acho que nós temos que ir para o lockdown. Deve ser o mais curto possível, mas esse possível depende do que esteja acontecendo na saúde pública e com as pessoas. Tem que ser bem feito, não adianta fazer pela metade porque o vírus passa de um para outro. Vai ter perda com o lockdown, mas não é a perda da vida. Tem que salvar vida, isso é fundamental! ”, disse. 

Para Fernando Henrique Cardoso, o Brasil assiste hoje ao resultado do “descaso” no enfrentamento do coronavírus.

 “Houve um pouco de descaso no que diz respeito a tomar medidas de imediato. Até hoje há descaso. A gente vê muita aglomeração. E há um pouco de despreocupação que foi induzida pela própria despreocupação que o governo demonstrou. Quando se descobriu que a coisa era grave, tinha que ter tido uma ação mais enérgica”, disse. 

O ex-presidente ressalta que, embora estejam cansadas dos efeitos da pandemia, as pessoas também precisam fazer a parte delas.

“A imprensa tem um papel decisivo nesse momento. Se não for a imprensa, o povo não se convence do que tem que fazer. Estão muito ativos, até exagerando, o que é bom. Tem que dar medo para as pessoas se cuidarem”, afirmou.

Ainda na entrevista exclusiva à Rádio Bandeirantes, FHC apontou a necessidade de uma ação conjunta entre todas as esferas de Poder contra o avanço da pandemia.

Mais notícias

Carregar mais