Notícias

QR Code do Pix vira alvo de novo golpe de boletos falsos; saiba como se proteger

Ofertas muito vantajosas devem acender sinal de alerta no consumidor

Marília Montich no Jornal Metro

QR Code do Pix vira alvo de novo golpe de boletos falsos Pixabay
QR Code do Pix vira alvo de novo golpe de boletos falsos
Pixabay

A chegada de novas ferramentas para realizar compras e pagamentos online tem sido motivo de dor de cabeça para alguns consumidores. Isso porque, recentemente, a companhia de software de cibersegurança Kaspersky identificou novos tipos de golpes usando o pagamento via QR Code do Pix.

Uma das fraudes foi realizada em uma fatura de telefonia e internet, onde o QR Code era a única opção de pagamento e, ao escanear o código e confirmar o pagamento, o golpe foi automaticamente efetuado.

Segundo Francisco Gomes Junior, presidente da ADDP (Associação de Defesa de Dados Pessoais e do Consumidor) e especialista em Direito Digital, os falsos QR Codes que incentivam o pagamento via Pix oferecem ainda um desconto para quem utiliza esse método, justamente como atrativo. 

“Está cada vez mais difícil identificar a autenticidade de uma fatura. Geralmente esses falsos boletos carregam dados muito semelhantes ao utilizado na cobrança original, além de conter nome, CPF e outras informações do consumidor que com certeza foram obtidos por vazamentos ilegais de dados”, afirma o especialista em cibersegurança.

Vídeo: dados de 160 mil chaves Pix foram vazados

Em outro caso, a pessoa foi atraída por meio de uma oferta de plano trimestral de uma plataforma de streaming, que oferecia ao assinante a oportunidade de assistir a filmes em cartaz nas salas de cinema em casa. Mais uma vez, o método de pagamento utilizado era o QR Code do Pix.

A principal dica para que as pessoas não tenham prejuízos nesse tipo de fraude é redobrar a atenção. No momento do pagamento, por exemplo, é necessário que apareça o nome da empresa e não de uma pessoa física. 

“Já há casos em que os criminosos, cientes dessa questão, chegam a ‘abrir’ uma empresa com CNPJ, para que a pessoa não desconfie. Portanto, é importante verificar todas as informações e não fazer o pagamento na pressa, pois ela é uma grande inimiga nessas horas. Além disso, guardar todos os comprovantes de pagamento é fundamental, sempre”, alerta Júnior.

Este texto foi originalmente publicado no METRO JORNAL

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais