“Indústria automotiva vai superar o nível pré-pandemia em 2026”, diz Anfavea

O setor pode chegar ao número de 3 milhões de veículos produzidos nós próximos anos, ultrapassando a marca de 2,9 milhões em 2019

Por Gabriel Alberto

“Indústria automotiva vai superar o nível pré-pandemia em 2026”, diz Anfavea
“Indústria automotiva vai superar o nível pré-pandemia em 2026”, diz Anfavea
Reuters

O setor automotivo brasileiro deve recuperar o patamar pré-pandemia em 2026, segundo o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio de Lima Leite.

Em entrevista ao Band.com.br, o presidente da Anfavea disse que a expectativa é que em 2026 o setor chegue à marca histórica de 3 milhões de veículos produzidos. 

“Período pré-pandemia a gente chega no final de 2025. Em 2026 a gente alcança o número de 3 milhões de veículos produzidos, que é o número ideal, mágico, para o nosso setor. Nós prevemos 3 milhões de unidades e em período pré-pandemia, a gente estava com 2,8 milhões de veículos produzidos”, disse. 

Márcio também comenta sobre a importância dos biocombustíveis para o crescimento e desenvolvimento do mercado nacional para a transição energética no Brasil.  

“O Brasil está caminhando na eletrificação, que são os híbridos a etanol, é a utilização da eletrificação do híbrido com os biocombustíveis. Então, sem dúvida, é isso que vai dominar a tecnologia. O Brasil está tendo a oportunidade de fazer a transição em um ritmo mais consciente, um ritmo que permite o crescimento do setor e que complemente a produção e as vendas”, comentou. 

 


 

Relação Brasil x China x Argentina

“A Argentina continuará sendo uma grande produtora e exportadora para o Brasil até em função do Mercosul. O país tem tecnologia, tem fábricas instaladas e o Mercosul acaba tendo um favorecimento muito importante que é a tributação zero nas importações para lá. A China, por mais que esteja crescendo, ela cresce em uma tecnologia que é uma um pouco mais limitada em termos de volume neste momento, que são os elétricos. Então, acredito que a China vai ter uma grande participação nas nossas importações, mas é natural que as importações vindas do Mercosul representam mais”

Salão do Automóvel

 

O presidente da Anfavea também comentou sobre a importância da volta do Salão do Automóvel no Brasil, que não acontece desde 2018. A principal diferença no retorno do salão para os anteriores é o formato, focando na indústria nacional e não em carros futuristas. 
 

“Houve até uma cobrança do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, sobre o salão, nós temos que entregar o Salão do Automóvel de 2024. Nós vamos ter o salão no Anhembi no final deste ano, mas em outro formato. O objetivo é focar na tecnologia, na produção e na indústria brasileira e não na pirotecnia”, finalizou. 




 

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