Um acidente de caminhão matou pelo menos 55 pessoas nesta quinta-feira (9) nos arredores de Tuxtla Gutiérrez, cidade de Chiapas, estado mexicano que faz fronteira com a Guatemala.
Mais de 150 pessoas estavam no compartimento de carga do caminhão quando a tragédia aconteceu. A maioria das vítimas é de países da América Central, como Guatemala e El Salvador, que tentavam cruzar a fronteira com os Estados Unidos.
Segundo testemunhas, o motorista do caminhão, que estava em alta velocidade, perdeu o controle do veículo em uma curva e bateu na estrutura de uma passarela. Ele fugiu após o acidente.
Entre os feridos, 20 são menores, com idades que variam entre 3 e 17 anos.
O Ministério Público do México abriu uma investigação para identificar as causas do acidente e encontrar os contrabandistas que organizaram o esquema.
O governo norte-americano pede a imigrantes que não deixem seus países de origem para ir aos Estados Unidos. No entanto, na prática, muitos continuam colocando as vidas em risco em busca de um futuro melhor.
Autoridades do México têm encontrado com frequência pessoas escondidas em trailers e caminhões. Em novembro, mais de 600 foram encontradas em duas carretas no leste do país.
O movimento disparou com o agravamento da crise na América Latina e a expectativa de que a política migratória seria mais branda no governo de Joe Biden - o que não aconteceu.