Jornal da Band

Projeto em MG ensina adultos a andarem de bicicleta: 'Sensação de liberdade'

Pedalar pode ser fácil para quem aprendeu desde cedo, mas é desafio para quem já cresceu e quer começar

Pedro Corsini

Projeto em MG ensina adultos a andarem de bicicleta: 'Sensação de liberdade'
Reprodução/Jornal da Band

Quando algo é fácil de ser lembrado, muitas vezes se diz que ‘é como andar de bicicleta’. Mas e quando nunca conseguiu pedalar? Apesar da atividade ser comum e fácil para quem aprendeu cedo, andar de bicicleta é um desafio para muitos adultos e se torna até objetivo de realização pessoal. 

Um projeto em Minas Gerais, o ‘Dê um Rolê’, atende crianças e muitos adultos que sentiam que passaram da hora de aprender a pedalar. E não é só uma questão de equilíbrio. Os instrutores dão um treinamento de segurança para o uso das bicicletas no trânsito.

Brunner Lucas, coordenador do projeto, afirma que parte das aulas é de acolher o adulto que ainda não sabe pedalar. “Para a gente, 70% do que o instrutor preocupa é a acolhida, para que esse aluno tenha confiança e que coloque em prática os outros 30%, o procedimento da remada, equilíbrio no quadril e tudo mais. Uma vez que aluno já veio na primeira aula, na segunda, a gente oferece a oficina de mecânica, para o ciclista saber checar a bike antes de colocar na rua”, conta. 

Na bicicleta, não há idade para sonhar. As crianças desbravam o mundo com leveza e os adultos, reencontram a alegria da liberdade, como diz a aluna Ciça Nunes. “O ato de pedalar é uma sensação de liberdade incrível, é inexplicável”, afirma. 

CTA Desktop

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais