Jornal da Band

Aumento nos preços dos combustíveis motivou troca de ministro de Minas e Energia

Bento Costa Lima Leite de Albuquerque foi exonerado e Adolfo Sachsida foi nomeado como titular da pasta

Por Caiã Messina

Os aumentos sucessivos nos preços dos combustíveis anunciados pela Petrobras motivaram a troca no comando do Ministério de Minas e Energia.

Bento Costa Lima Leite de Albuquerque foi exonerado e Adolfo Sachsida foi nomeado como titular da pasta.

O próprio presidente Jair Bolsonaro chamou o lucro de R$ 44 bilhões da Petrobras de estupro e chegou a fazer um apelo público na semana passada.

“Apelo aqui a Petrobras, ao ministro das Minas e Energia que contenham. Não aumente o preço da Petrobras, diminua um pouco. O lucro abusivo que vocês têm”, disse.

Adolfo Sachsida é servidor de carreira do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Ele ocupava a chefia da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos do Ministério da Economia.

O novo ministro é considerado um bolsonarista “raiz” dentro do planalto e costuma participar de manifestações em favor do presidente.

Auxiliares diretos de Bolsonaro afirmaram que a troca é um recado à Petrobras para que a empresa não siga com reajustes seguidos nos combustíveis. Mas a oposição tratou como “jogo de cena.

O bloco afirma que o governo tenta mostrar, em ano eleitoral, que está fazendo o possível para segurar o preço dos combustíveis nos postos. Mas a política da estatal de repasses com base no cenário exterior continua a mesma.

Tópicos relacionados