Jornal da Band

Pesquisa aponta Bolsonaro como ruim ou péssimo para 50% da população

Ao todo, 28% dos pesquisados dizem que presidente é ótimo ou bom

Da Redação, com Jornal da Band

O trabalho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é considerado ruim ou péssimo por 50%¨da população brasileira, e ótimo ou bom por 28%. Os dados são da pesquisa PoderData realizada nesta semana, entre os dias 21 e 23 de junho. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

As duas taxas variaram dentro da taxa de erro de 2 pontos percentuais em relação à última pesquisa, realizada entre 7 e 9 de junho. Na ocasião, 52% avaliaram o desempenho pessoal de Bolsonaro na Presidência da República como ruim ou péssimo, enquanto 30% avaliaram como ótimo ou bom.

Os que avaliaram Bolsonaro como regular foram 19% dos pesquisados, contra 17% da pesquisa anterior. Os que não souberam responder foram de 1% para 3%. As duas opções oscilaram dentro da margem de erro.

Ao todo, foram 2.500 entrevistas em 445 municípios das 27 unidades federativas do Brasil.

Na estratificação da pesquisa, a avaliação do trabalho de Bolsonaro é mais positiva entre homens (37% consideram ótimo/bom, contra 19% das mulheres). As melhores avaliações acontecem entre pesquisados de 45 a 59 anos (36% consideram ótimo/bom), da região Norte (40% de ótimo/bom), com ensino fundamental (31% avaliam como ótimo/bom) e que recebem mais de 10 salários mínimos (42% de ótimo/bom).

A avaliação do desempenho do presidente é mais negativa entre mulheres: 59% consideram avaliam o trabalho como ruim ou péssimo, contra 42% dos homens. No recorte por idade, a opção recebeu mais votos (54%) de entrevistados de 16 a 24 anos. Entre regiões, teve o maior percentual no Nordeste (63%). No recorte de escolaridade, teve o maior percentual entre entrevistados com ensino superior (61%). No recorte de renda, entre quem recebe de cinco a dez salários mínimos (62%).

Avaliação do governo

A pesquisa ouviu ainda a avaliação do governo Bolsonaro. Ao todo, 55% desaprova a gestão do Executivo (contra 54% da pesquisa anterior), 36% aprovam (contra 38% da última pesquisa. Além disso, 9% não souberam responder (eram 8% na última pesquisa). A margem de erro também é de 2 pontos percentuais.

Tópicos relacionados