Jornal da Band

Venda e consumo de cocaína viram problema de saúde pública na Inglaterra

A droga é a segunda mais apreendida no país, atrás apenas da maconha

Por Felipe Kieling

A venda e o consumo de drogas na Inglaterra não estão mais sendo tratados como um problema exclusivo da polícia, mas como um desafio de saúde pública. As mortes por cocaína vem crescendo há uma década na Inglaterra. A droga é a segunda mais apreendida no país, atrás apenas da maconha.

Grande parte da cocaína que é consumida ilegalmente no país chega pelos portos, escondida em contêineres que saem da América do Sul em navios.

A libra é uma moeda valorizada e o poder de compra dos ingleses é um atrativo para os grandes carteis.

Em 2020, foram quase cinco toneladas da droga apreendidas na Inglaterra. Ainda assim, a quantidade que circula nas ruas é grande, um desafio para a polícia.

Pesquisadores analisaram a água que sai das descargas de Londres e descobriram um dado alarmante: cerca de 23 quilos de cocaína são consumidos por dia na cidade.

A facilidade para se obter a droga é enorme. Uma pesquisa entre usuários na Inglaterra e Escócia mostrou que a maioria consegue que a cocaína seja entregue em casa em menos de 30 minutos - mais rápido que pedir uma pizza, por exemplo.

Um vídeo gravado na Eurocopa no ano passado mostra torcedores fazendo uso do entorpecente em público.

A posse da droga na Inglaterra é crime, com pena de até sete anos de prisão e multa. No mês passado, mais de uma tonelada de cocaína foi apreendida em um porto perto da capital e sete pessoas foram presas.

Tópicos relacionados