Jornal da Band

Pix via 0800: criminosos usam prefixo por SMS em novo tipo de golpe

Central do golpe cria mensagem de texto e faz o usuário ligar para "confirmar dados" e consumar o crime

Por Sonia Blota

Um novo golpe tem circulado em mensagens de SMS. Nele, criminosos enviam um comunicado com o alerta de que o usuário só pode liberar um dinheiro recebido via Pix através de uma ligação para um número com o prefixo 0800.

A central do golpe cria a mensagem de texto e faz o usuário ligar e do outro lado da linha alguém fala de forma muito convincente que você precisa confirmar alguns dados.  

Você está sendo vítima da chamada engenharia social, quando os golpistas estudam  - e muito - o seu perfil  

Luiz Augusto D'Urso, advogado especialista em crime cibernético, diz que as quadrilhas estão evoluindo cada vez mais criando golpes sofisticados e feito sob medida. Ele cita os vazamentos de dados pessoais na internet como fator principal para conhecer as vítimas.  

“Eles criam uma história para enganar as vítimas. Uma vez que elas atenderam o telefone como se fossem do banco e ai que começa o golpe. Checar informações, coletar dados, pedir números de cartão de crédito, senhas e códigos de validação. Muitas vezes eles conseguem invadir o internet banking das vítimas e fazer transferências.

Para não cair no golpe, é necessário sempre procurar os canais oficiais do banco e usar os números divulgados por eles.

Também é essencial desconfiar de solicitações de senhas e tokens, além de chegar no aplicativo do banco se a transferência citada no golpe existe mesmo.

Tópicos relacionados