Jornal da Band

EUA apontam risco de queda de foguete chinês em áreas habitadas

China minimiza risco e diz que maioria dos componentes vai se desintegrar

Da Redação, com Jornal da Band

Os Estados Unidos alertam que destroços de um foguete chinês descontrolado podem cair em áreas habitadas da Terra. A China, no entanto, minimizou esse risco. As informações são do Jornal da Band.

Ninguém sabe exatamente onde os destroços do foguete Longa Marcha B cairão aqui na Terra. O local exato só deve ser identificado horas antes da queda.

Imagens captadas por telescópios revelam que o foguete se tornou um entulho enorme de 22 toneladas com cerca de 30 metros de largura e 5 metros de altura. Lançado em abril, o foguete chinês saiu de órbita depois de se separar da futura estação espacial de Pequim.

Por enquanto, não há planos de bombardear esses destroços. Cientistas garantem que o mais provável é que eles caiam no Oceano, sem causar estragos.

Não é de hoje que o lixo espacial gera preocupação aqui na Terra. A Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço, a agência espacial dos EUA) mantém um programa de monitoramento desde 2001, e agências espaciais em todo o mundo seguem protocolos para evitar aumentar o volume de detritos na órbita da Terra.

Autoridades americanas acusam a China de negligenciar a segurança da operação espacial. O governo de Pequim nega e afirma que é extremamente improvável que os destroços causem qualquer estrago aqui na Terra.

Segundo astrônomos chineses, a maioria dos componentes vai queimar e se autodestruir ao entrar na atmosfera.