Jornal da Band

Mais de 200 brasileiros ficam retidos na África do Sul

Turistas não têm previsão para retornar depois que as fronteiras aéreas foram fechadas

Da Redação, com Jornal da Band

O Brasil fechou as fronteiras para voos da África do Sul por causa da variante ômicron. Isso criou uma situação delicada: mais de 200 brasileiros estão retidos no continente sem conseguir voltar ao Brasil.  

De acordo com o Itamaraty, pelo menos 240 brasileiros, entre eles 230 turistas, estão nessa situação - tentando voltar da África desde o dia 27 de novembro.

A bibliotecária Tatiane é uma dessas pessoas. Ela tem dinheiro contado e não sabe quando voltará ao Brasil. “Meus parentes e amigos estão bem preocupados com situação, porque é sem previsão, é muito incerto”.

A Márcia também está na mesma cidade e não tem condições de pagar uma passagem por uma rota alternativa. “Pela Etiópia alguns brasileiros estão conseguindo ir, mas as passagens mais baratas são R$ 10 mil”.

Segundo o Itamaraty, as embaixadas brasileiras situadas em países africanos estão acompanhando atentamente a situação dos turistas que não conseguem voltar para casa. Mas não há previsão de voos de repatriação por enquanto. Há um portal consular com um formulário para prestar assistência aos brasileiros nessa situação.

Tópicos relacionados