Jornal da Band

Obesidade atinge 1 bilhão de pessoas no mundo, alerta a OMS

A obesidade atinge uma em cada oito pessoas no mundo e o pior: quase metade dos adultos sofre com o excesso de peso

Por Eduardo Barão

Um alerta da Organização Mundial da Saúde: a obesidade é uma epidemia que já atinge mais de um bilhão de pessoas no mundo.

A obesidade atinge uma em cada oito pessoas no mundo e o pior: quase metade dos adultos sofre com o excesso de peso. Uma doença que já virou epidemia: é o que alerta a organização mundial da saúde.

No total, mais de um bilhão de pessoas convivem com a obesidade no planeta - um número alcançado muito antes da previsão dos especialistas.

As pessoas com um índice de massa corporal - o famoso IMC - acima de 25 já são diagnosticadas com sobrepeso. O excesso de gordura pode trazer diversos problemas de saúde, como pressão alta, diabetes e dificuldade nas articulações.

No Brasil, as previsões também são alarmantes: quatro em cada dez brasileiros terão problemas com a obesidade até 2035.

O aumento no consumo de alimentos processados, ricos em açúcar, e a falta de atividade física são os fatores que contribuíram para o aumento. As autoridades estão especialmente preocupadas com as crianças.

A taxa de jovens com obesidade cresceu quatro vezes em um intervalo de 30 anos.

A OMS propõe políticas de ações nas escolas para incentivar o consumo de alimentos saudáveis.

Já para os adultos, a gente já conhece de cor a cartilha da saúde: alimentação balanceada, hidratação calculada e atividade física.

Tópicos relacionados