Jornal da Band

Urucum: pesquisa comprova que planta ajuda a reduzir a gordura no fígado

Tipicamente brasileira, a planta é muito usada na pintura corporal de indígenas e também na culinária

Júlia Zampieri

Topo

O Urucum, planta tipicamente brasileira, ajuda a reduzir a gordura do fígado. É o que diz uma nova pesquisa realizada pela faculdade de engenharia de alimentos da Universidade de Campinas. Os pesquisadores descobriram que o extrato da semente diminui a inflamação do fígado, e ajuda, inclusive, a controlar o colesterol.

O Urucum é muito famoso na culinária, dando cor aos alimentos, mas partir do novo estudo, ela seria capaz também de agir contra a doença de esteatose hepática — a popular gordura no fígado. Com a descoberta em mãos, apareceu outro desafio: como garantir que o tratamento chegasse à população?

Foi aí que uma empresa do interior de São Paulo entrou em ação. Eles conseguiram extrair um óleo da semente do Urucum usado para produção de um pó. E esse pó é transformado numa cápsula própria para o consumo da população.

Os suplementos alimentares já estão disponíveis para venda em farmácias de manipulação. É necessária de uma prescrição médica para o consumo. Vale lembrar que o Urucum, por si só, não faz milagres. A alimentação saudável continua sendo fundamental.

Receba as principais notícias e vídeos da Band via WhatsApp; veja passo a passo

Tópicos relacionados