Jornal da Band

"Visão geoestratégica de Lula é admirável", diz Comandante da Marinha

Marcos Sampaio Olsen é o entrevistado do Canal Livre deste domingo

Da redação

O Canal Livre deste domingo debate a atual situação, e importância de se investir nas defesas do Brasil, além da imagem das forças armadas com as investigações da Polícia Federal na tentativa de golpe. O comandante da Marinha, Marcos Sampaio Olsen, é o entrevistado do programa. 

Olsen comenta que a visão geoestratégica do presidente Lula é admirável e que o chefe de estado se interessa em melhorar as forças armadas, além de mantê-las unidas. 

“É admirável a visão geoestratégica do presidente Lula. A primeira conversa, eu nem empossado no cargo, houve um encontro com o ministro da defesa, os comandantes de forças e o presidente eleito. Havia, naquela ocasião, vários assuntos que era possível que o presidente tocasse, como a reestruturação da classe escolar das academias, a questão da integridade dos oficiais da reserva e as manifestações na frente dos quartéis. O presidente não tocou em nenhum desses pontos. Ele foi insistente em entender melhor a situação das forças em termos de capacidade e da necessidade de reemparelhar as forças”, disse. 

O comandante também fala sobre como a imagem das forças armadas do país foram afetadas com o ato de 8 de janeiro e espera que tudo seja esclarecido com as investigações da Polícia Federal”, finalizou. 

“As forças acompanham as investigações da Polícia Federal, está à disposição para esclarecimentos, que esses fatos sejam devidamente esclarecidos e que esses fatos retirem essa poeira de suspeição da instituição que culminaram nos atos do 8 de janeiro.  Nas conversas que eu tenho com o Presidente Lula, ele se mostra, absolutamente, confiante nas forças e muito reconhecido pelo papel das forças em 2023. Eu considero que a imagem da força foi atingida. É preciso entender que a força capta o seu pessoal no seio da sociedade e nós vivemos um 2022 em um país extremamente polarizado. Essa polarização foi refletida e alcançada nas forças armadas”, finalizou. 

O BandNews TV transmite o Canal Livre às 20h, com a apresentação de Rodrigo Idalgo, com a participação do diretor nacional de jornalismo da Band, Fernando Mitre, diretor de conteúdo de jornalismo da Band, André Basbaum e os jornalistas Sérgio Gabriel e Sheila Magalhães. 

Tópicos relacionados