Jornal da Noite

EUA vão aceitar a entrada de turistas vacinados com a CoronaVac

Casa Branca ainda não divulgou data precisa para a volta dos viajantes, nem quais documentos precisarão ser apresentados

Eduardo Barão, do Jornal da Noite

Os Estados Unidos anunciaram mais detalhes dos planos para a reabertura das fronteiras para estrangeiros. De olho no turismo internacional, o país aceitará viajantes vacinados com imunizantes aprovados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) - incluindo a CoronaVac.

Os imunizantes aprovados pela FDA, agência semelhante à Anvisa no Brasil, também estão autorizados.

Faltando poucas semanas para a reabertura das fronteiras, o governo norte-americano confirmou na noite desta sexta-feira (8) que irá aceitar a entrada de turistas que estiverem completamente vacinados com qualquer um dos imunizantes aprovados pela OMS.

A decisão abre caminho para que turistas brasileiros, que tomaram as doses da CoronaVac e da AstraZeneca, possam entrar no país. Basta a Casa Branca oficializar a retirada do Brasil da lista vermelha da Covid-19.

O governo americano autoriza o uso das vacinas Pfizer, Moderna, Oxford/Astrazeneca, Janssen, SinoPharm e CoronaVac.

Ainda não há data precisa para a volta dos viajantes, nem quais documentos, além do passaporte, precisarão ser apresentados. A expectativa é de que os detalhes sejam divulgados até o fim de outubro e entrem em vigor a partir de novembro.

O que se sabe até agora é que quem estiver com o esquema vacinal completo não precisará mais de quarentena. A decisão atende a apelos de governantes e empresários, que viram a arrecadação com o turismo despencar por causa das restrições impostas durante a pandemia.

É o caso de Nova York. Em 2019, a cidade recebeu quase 14 milhões de visitantes internacionais. No ano passado, foram somente 2,4 milhões. A retomada do turismo irá aquecer outras atrações da metrópole, como os teatros da Broadway, que retomaram os musicais no mês passado.

Por enquanto, os turistas brasileiros ainda estão proibidos de entrar diretamente nos Estados Unidos, mas, quem pode, deve cumprir os 14 dias de quarentena em uma outra nação, como México ou República Dominicana, para passar pela imigração ao desembarcar.

Diversos países têm aceitado a entrada de vacinados com a CoronaVac como Espanha, Portugal e Suíça.

Tópicos relacionados