Notícias

Ministério da Saúde solicita ao Butantan entrega imediata das 6 milhões de doses da CoronaVac

Da redação, com BandNews FM e BandNews TV

Indonésia aprova uso emergencial da vacina CoronaVac
Indonésia aprova uso emergencial da vacina CoronaVac
Governo de São Paulo

O Ministério da Saúde solicitou ao Instituto Butantan nesta sexta-feira, 15, a entrega imediata das 6 milhões de doses da CoronaVac, que já foram importadas e são objeto do pedido de autorização de uso emergencial perante à Agência Nacional de Vigilância Sanitária. As informações são de Nathália Pase, da BandeNews FM. A BandNews TV teve acesso ao ofício enviado (veja no vídeo abaixo) que informa que não há nenhuma cláusula de retenção no Estado de parte das doses.

Um trecho do ofício ressalta a urgência na imediata entrega do quantitativo contratado, tendo em vista que o ministério precisa fazer o devido loteamento para iniciar a logística de distribuição para todos os estados da federação de maneira simultânea e equitativa. 

O documento ainda afirma que as 6 milhões de doses farão parte do Plano Nacional de Vacinação.

Em resposta ao requerimento do Ministério da Saúde exigindo o envio de vacinas para a guarda do governo federal, o Instituto Butantan afirma que questionou a pasta federal sobre o "quantitativo destinado ao Estado de São Paulo".  Mais cedo, o governador João Doria havia dito que que 4,5 milhões de doses seriam repassadas à União e 1,5 milhão ficariam em São Paulo para uso no Estado.

De acordo com o Butantan, "para todas as vacinas destinadas pelo instituto ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), é praxe que uma parte das doses permaneça em São Paulo, estado mais populoso do Brasil".

"Isso acontece, por exemplo, com a vacina contra o vírus influenza, causador da gripe. Portanto, o instituto aguarda manifestação do Ministério também em relação às doses da vacina contra o novo coronavírus", diz o Butantan em nota.

Leia a nota do Instituto Butantan

"O Instituto Butantan esclarece que recebeu o ofício do Ministério da Saúde e já enviou resposta perguntando à pasta federal qual quantitativo será destinado ao Estado de São Paulo. Para todas as vacinas destinadas pelo instituto ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), é praxe que uma parte das doses permaneça em São Paulo, estado mais populoso do Brasil. Isso acontece, por exemplo, com a vacina contra o vírus influenza, causador da gripe. Portanto, o instituto aguarda manifestação do Ministério também em relação às doses da vacina contra o novo coronavírus."

Mais notícias

Carregar mais