Notícias

Neve em maio? Onda de frio pode fazer nevar no Sul; SP terá menos de 10 graus

Efeitos da massa de ar polar devem ser sentidos com maior intensidade a partir deste final de semana, principalmente no sul do Brasil

Da redação, com BandNews FM

Meteorologistas preveem que uma onda de frio chegará ao Brasil com mais intensidade a partir deste final de semana. De acordo com a Climatempo, além da possibilidade de nevar no sul do país na próxima semana, as temperaturas em São Paulo devem ficar abaixo dos 10 graus na semana que vem.

Uma massa de ar polar, aliada com a ação de um ciclone que está no oceano, aumentam as chances de nevar nas regiões altas e serranas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, principalmente entre a próxima segunda (16) e quarta (18). 

O fenômeno climático no Brasil deve acontecer faltando mais de um mês para o início do inverno no País, em 21 de junho. O ar frio oriundo da massa polar deve derrubar as temperaturas, com possibilidade de registros abaixo de zero grau na área de serras do Sul, além de algumas cidades do Sudeste, Centro-Oeste e até do Norte.

A partir desta sexta, geadas podem ocorrer principalmente nos estados do Sul, inclusive em Curitiba, sul e oeste paulista, no Mato Grosso do Sul e no sul de Minas Gerais.

Em São Paulo, os termômetros podem atingir mínimas entre 7ºC e 9ºC, principalmente entre quinta (19) e sexta (20) da próxima semana. Na capital paulista, o mês de maio não registra temperaturas abaixo dos 9ºC desde 2007, segundo registros trazidos pela jornalista Paula Soares, da Climatempo

Em todo o estado de São Paulo, as tardes também devem ser frias, com risco de recorde de temperaturas baixas.

Vários estados do centro-sul devem registrar suas menores temperaturas neste período, principalmente no Centro-Oeste, fora do padrão histórico para um mês de maio: Campo Grande pode ter temperaturas de até 7ºC e 12ºC. Cuiabá também pode beirar os 10ºC quarta (18) e sábado (21). Na configuração atual, Brasília pode registrar frio de 10ºC até o final da próxima semana, segunda análise da Metsul.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais