Notícias

Ponte Rio-Niterói completa 50 anos em 2024; veja curiosidades

Diariamente, transitam pela via cerca de 150 mil veículos, num tempo de trajeto estimado em 13 minutos

Da redação

Ponte Rio-Niterói completa 50 anos em 2024; veja curiosidades
Ponte Rio-Niteroi completa 50 anos; veja curiosidades
Tomaz Silva/Agência Brasil

A Ponte Rio-Niterói, chamada oficialmente de Ponte Presidente Costa e Silva, completa 50 anos na próxima segunda-feira (4). A ponte é considerada a maior da América Latina e uma das 15 maiores do mundo. A via trata-se de uma das principais conexões entre as cidades do Rio de Janeiro, Niterói, a Região dos Lagos e o litoral norte fluminense.

Diariamente, transitam pela via cerca de 150 mil veículos, num tempo de trajeto estimado em 13 minutos.

A construção da Ponte Rio-Niterói é marcada por muitas curiosidades. Uma delas, por exemplo, é a participação da Rainha Elizabeth II e do Príncipe Philip, duque de Edimburgo, na cerimônia de inauguração da placa que anunciava o início das obras em 9 de novembro de 1968. A construção começou, efetivamente, em janeiro de 1969 e, depois de cinco anos, a Ponte Rio-Niterói foi inaugurada em 4 de março de 1974.

A ponte tem 13,29 km de extensão, sendo 8,83 km deles sobre a água, seu vão central é o maior em viga reta contínua do mundo, com 300 metros de comprimento e 72 metros de altura, totalizando 1.152 vigas.

A via também possui a mais importante estrutura protendida (técnica utilizada para aumentar a resistência do concreto) das Américas, com mais de 2.150 quilômetros de cabos no seu interior.

Por conta de seu comprimento, largura e altura dos pilares e das fundações submersas cravadas em rocha, no fundo da baía, a Rio-Niterói é uma das maiores pontes do mundo em área construída.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais