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Prefeitura de São Paulo começa a implantar nova sinalização para motos

O projeto da nova sinalização começou na cidade pela Avenida 23 de Maio

Por Ana Paula Rodrigues

A prefeitura de São Paulo começou a implantação de uma nova sinalização para motos na cidade pela Avenida 23 de Maio. A informação foi antecipada à Rádio Bandeirantes em dezembro pelo secretário de Mobilidade e Trânsito Ricardo Teixeira. 

O projeto batizado de “Faixa Azul” prevê regulamentar o espaço já usado pelos motociclistas entre os carros, que vai ganhar uma nova pintura e placas de trânsito. O projeto vai começar pela Avenida 23 de Maio no trecho entre Praça da Bandeira e Ibirapuera, trecho de quase 6 km.

A via foi a escolhida por ser a quarta com mais fluxo de motos da cidade e também uma das que mais têm acidentes; 78% de todas as colisões por lá envolvem motociclistas. A prefeitura começou a pintar o espaço para motos entre as faixas 1 e 2 da 23 de Maio. A CET afirma que não haverá redução de faixa para os carros. 

Esta não é a primeira tentativa da prefeitura de criar espaços para motos em SP. Já houve sinalizações específicas na Av. 23 de Maio, em 2008, e faixas exclusivas para motos na Avenida Sumaré e a Rua Vergueiro em 2013.

O diretor de Planejamento da CET, Luiz Fernando Devico Romano, afirma que a elaboração desse programa levou em consideração falhas dos projetos anteriores e as corrigiu. 

“Era muito larga a faixa e permitia ultrapassagem entre motos, inclusive. A velocidade era muito elevada na [avenida] Sumaré e mesmo sendo proibido tinha gente que fazia conversão à esquerda e isso dava problema. Existem fatores que foram vistos que eram problemas naqueles projetos e que nesse não tem”, explica Luiz Fernando. 

O presidente do sindicato dos motoboys de São Paulo, Gilberto Almeida dos Santos, fala que o projeto teve a participação de integrantes do grupo e que conta com o apoio da categoria. 

“É uma reivindicação antiga do sindicato e da própria categoria e creio que de quem anda de moto em São Paulo. Na ocasião a prefeitura nos chamou há quatro meses e apresentou o projeto. Estamos apoiando e torcendo para que dê certo”, opina Gilberto. 

A intenção da CET é reduzir em até 30% os acidentes na Av. 23 de Maio. A ideia é entregar a nova sinalização até o dia 24 de janeiro, véspera do aniversário de São Paulo. 

O projeto Faixa Azul será analisado por cerca de 6 meses e, se for aprovado, será levado para outras vias. A próxima deve ser a Av. dos Bandeirantes. 

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