Notícias

Prêmio Band Cidades Excelentes anuncia vencedores da 3ª etapa nacional; assista

A premiação, comandada pelos jornalistas Eduardo Oinegue e Lana Canepa, será transmitida ao vivo, a partir das 20h, no canal oficial da emissora no YouTube e exibida no sábado (16), às 13h, na tela da Band

Da redação

Topo

O Prêmio Band Cidades Excelentes anuncia nesta segunda-feira, 11 de dezembro, os 23 vencedores da etapa nacional em um evento no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF). 

A premiação, comandada pelos jornalistas Eduardo Oinegue e Lana Canepa, será transmitida ao vivo, a partir das 20h, no canal oficial da emissora no YouTube e exibida no sábado (16), às 13h, na tela da Band.

A iniciativa é uma parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila e tem o objetivo de transformar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros. 

O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial

A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolida os resultados de 67 indicadores em uma única nota final. 

A premiação contempla seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. 

Na etapa nacional, os municípios são divididos em cinco categorias de acordo com o tamanho da população: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; entre 100 mil e 500 mil habitantes; e acima de 500 mil habitantes e capitais.

Os 1.327 projetos recebidos neste ano foram avaliados pela Mandatum Consultoria. O prêmio conta ainda com auditoria externa da empresa BDO Brazil.

Sobre o prêmio

O Prêmio Band Cidades Excelentes é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila. A metodologia utilizada está detalhada no livro “Cidades Excelentes: Gestão que transforma a realidade dos municípios brasileiros”, publicado pela Escola de Gestão Aquila e disponível no site oficial. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais