Primeiro Jornal

10 milhões de pessoas já deixaram as suas casas na Ucrânia

Seis milhões e meio fugiram dentro do próprio território ucraniano, mas outros 3,5 milhões as fronteiras e se tornaram refugiados

Por Sonia Blota

O número de pessoas que foram obrigadas a deixar suas casas na Ucrânia já passou de dez milhões, o que corresponde a um quarto da população do país. Seis milhões e meio fugiram dentro do próprio território ucraniano, mas outros 3,5 milhões as fronteiras e se tornaram refugiados. A maioria delas escapou para a Polônia.

A enviada especial da Band, Sonia Blota percorreu três cidades e acompanhou o trabalho de centros humanitários. Para fazer a jornada das pessoas que deixaram suas casas ser um pouco menos dolorosa, a ação dos voluntários é essencial. Há doações por todos os lados. 

A ONU diz que mais de dois milhões de refugiados da Ucrânia já estão na Polônia. A guarda fronteiriça esperava que o fluxo já estivesse diminuindo, mas não é o que se vê. As filas para pegar um transporte para outros países da Europa são quilométricas. Horas e horas de espera em busca de um novo destino.

A situação mais complicada é em Medyka. Os refugiados chegam a todo o momento, debaixo de um frio congelante do inverno europeu. Uma mulher acompanhada de crianças é uma cena vista frequentemente na estação de trem de Varsóvia. Os homens ficaram na Ucrânia por conta do alistamento militar. 

Vídeo: bombardeio deixa quatro mortos em Kiev

A guerra entre Rússia e Ucrânia entra no 26º dia ainda sem um acordo para o fim do conflito. Ontem, as autoridades ucranianas rejeitaram o prazo dado por Moscou para a entrega da cidade de Mariupol, que está sob intenso bombardeio.

Durante o fim de semana, uma escola que abrigava cerca de 400 refugiados foi destruída em um ataque russo, deixando pessoas sob os escombros.

A cidade está sem água, comida e energia e muitos moradores têm dificuldades para deixar a região, mesmo com a abertura de corredores humanitários. 

Em Kiev, um shopping foi alvo de bombardeios e pelo menos uma pessoa morreu. 

Tópicos relacionados