Primeiro Jornal

Lula se reúne com conselheiro de segurança dos EUA nesta segunda em Brasília

Além do encontro com o presidente eleito, Jake Sullivan vai conversar com o Secretário de Assuntos Estratégicos de Jair Bolsonaro, almirante Flávio Rocha

Da redação

Lula se reúne com conselheiro de Segurança dos EUA nesta segunda em Brasília
Lula se reúne com conselheiro de Segurança dos EUA nesta segunda em Brasília
REUTERS/Rodrigo Antunes/Kevin Lamarque

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se encontrar com o conselheiro de Segurança dos Estados Unidos, Jake Sullivan, e membros do departamento de Estado, nesta segunda-feira (5), em Brasília, informou a Casa Branca em comunicado. 

Além de se reunir com membros da equipe de transição do governo Lula, Jake Sullivan tem encontro agendado com o Secretário de Assuntos Estratégicos do atual presidente Jair Bolsonaro, almirante Flávio Rocha, e o senador da república Jaques Wagner (PT). 

Segundo a Casa Branca, Sullivan discutirá como os Estados Unidos e o Brasil podem continuar trabalhando juntos para enfrentar desafios comuns entre os países, como o combate à mudança climática, segurança alimentar, migração, inclusão e democracia.

A visita e encontros agendados por Jake Sullivan com políticos brasileiros segue o mesmo objetivo da ligação que Joe Biden fez ao Lula em outubro, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a vitória do petista nas eleições presidenciais. Na época, o presidente norte-americano se comprometeu a manter canais de comunicação abertos entre os países durante a transição de governo.

Em novembro, o conselheiro de segurança dos Estados Unidos, Jake Sullivan, informou que Joe Biden quer se encontrar com Lula. Segundo o presidente eleito, a reunião deve acontecer apenas após a diplomação do petista no TSE, que está agendado para 12 de dezembro. 

Tópicos relacionados