Uma escola de São Luís foi notificada pelo Procon do Maranhão por postagem que indica xenofobia. A foto publicada divide o país em dois, colocando a região Nordeste como “Cuba do Sul”, enquanto a outra parte seria “Brasil”.
Pelas redes sociais, a presidente do Procon Maranhão, Karen Barros, informou que o órgão de defesa do consumidor identificou “clara publicidade abusiva e que também configura falha na prestação de serviço no que tange ao ensino da geografia”.
“O Procon/MA notificou o Colégio São Marcos sobre a postagem xenofóbica veiculada nas redes sociais da instituição. Postagem com clara publicidade abusiva e que também configura falha na prestação de serviço no que tange ao ensino da geografia”, explicou Barros na postagem.
À Band, Barros disse que o Colégio São Marcos tem 10 dias para apresentar uma defesa. Após o prazo, o Procon tomará uma decisão, se favorável ou não à instituição, que pode ser o pagamento de multa, advertência, contrapropaganda ou outras.
“O porte da empresa e a quantidade de consumidores atingidos pela publicidade são levados em consideração também”, disse Barros à Band.
O outro lado
O caso viralizou nos últimos dias, e o Colégio São Marcos apagou a postagem. Em seguida, fizeram outra publicação com o mapa correto do Brasil alusivo às eleições. Na descrição do post, a instituição alegou que houve problemas de contas vinculadas, além de pedir desculpas pelo que caracterizou de ação equivocada.
“Por problemas de contas vinculadas, houve uma postagem equivocada em nosso Instagram institucional. Lamentamos e pedimos desculpas pelo ocorrido... Opiniões particulares de colaboradores não refletem as posições do Colégio São Marcos. Parabéns a todos pelo pleno exercício da cidadania”, escreveu a instituição numa rede social.