Notícias

Quem é Liz Truss, ex-premiê do Reino Unido que ficou menos tempo no cargo

Terceira mulher a ocupar o cargo, a sucessora de Boris Johnson ficou como primeira-ministra por apenas 45 dias

Larissa Mauricio, especial para band.com.br

Apenas 45 dias depois de assumir como primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss renunciou nesta quinta-feira (20). Com isso, ela se tornou a premiê britânica que ficou menos tempo no cargo. 

A política de 47 anos é líder do Partido Conservador e foi a terceira mulher a ocupar a posição: antes dela, o Reino Unido teve como primeira-ministra Theresa May (2016-2019) e Margaret Thatcher (1979-1990).

Mary Elizabeth Truss, cujo segundo nome é abreviado como Liz, foi nomeada premiê no dia 6 de setembro, apenas dois dias antes da morte da rainha Elizabeth II. Ela sucedeu Boris Johnson – que anunciou a saída em julho.

O curto governo de Truss, em 45 dias, foi marcado pela morte da Rainha Elizabeth II e por um polêmico plano econômico que resultaria em empréstimo bilionário e radicais cortes tributários, o que desagradou investidores e membros do próprio partido. 

Com a previsão das medidas, a moeda britânica teve o menor valor histórico frente ao dólar. A inflação acumulada ultrapassou os 10%, maior dos últimos 40 anos. 

Vídeo: saída de Liz Truss agrava crise no Reino Unido

De forma prática, a promessa da primeira-ministra era fazer com que todos os britânicos pudessem pagar a conta de luz com a redução de taxas. Mas ela não conseguiu implementar sua estratégia e a pressão culminou com sua decisão em deixar o posto.

Trajetória política

Nascida em Leeds, no norte da Inglaterra, Liz Truss estudou filosofia, política e economia na Universidade de Oxford, onde se formou em 1996.

Ela entrou no Parlamento britânico em 2010, eleita pelo distrito Sudoeste da cidade de Norfolk. Dois anos depois, ela assumiu o primeiro cargo dentro do governo como subsecretária de Estado Parlamentar para Educação.

No governo do primeiro-ministro David Cameron, Truss foi nomeada ministra do Ambiente, em 2014. Com a também renúncia do premiê, em 2016, a política assumiu como ministra da Justiça no governo de Theresa May. No ano seguinte, foi nomeada ministra do Tesouro. 

Vídeo: Rainha Elizabeth 2ª empossou Liz Truss dias antes de morrer

Em 2019, sob o mandato de Boris Johnson, Liz Truss foi indicada para chefiar o Ministério de Comércio Internacional. Posteriormente, Johnson a nomeou como ministra das Relações Exteriores, em setembro de 2021. Anterior a esse posto, ela chefiou o Ministério das Mulheres e Igualdade.

Família de esquerda

Antes de despontar como líder conservadora, Truss teve um passado mais alinhado à esquerda.

O seu pai era professor de matemática e, sua mãe, enfermeira. Quando criança, ela acompanhou a mãe em marchas pelo desarmamento nuclear, segundo a BBC.

Durante a campanha eleitoral para o cargo de primeira-ministra, ela chegou a dizer que não tinha uma "formação conservadora tradicional".

"Fui criada num ambiente bastante de esquerda", contou ao jornal The Guardian, em entrevista de 2009.

A decisão de se filiar ao Partido Conservador foi tomada depois de Liz Truss viajar a países do Leste Europeu que tinham abandonado o comunismo, segundo um perfil feito pelo jornal Financial Times.

A política é casada com o contador Hugh O'Leary desde 2000 e mãe de duas filhas.

Videocast: O que acontece com a economia após renúncia de premiê britânica

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais