Notícias

São Paulo vai abrir 700 leitos para tratamento de covid-19, anuncia Doria

Medida acontece em meio ao aumento de 152% no número de casos de covid-19 nas últimas semanas

Da redação com BandNews TV

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou a abertura de 700 leitos para tratamento de covid-19 na rede estadual. A medida anunciada nesta quarta-feira, 26, acontece em meio ao aumento no número de casos de internações por conta da variante ômicron. A alta, nas últimas três semanas, foi de 152%.

“O governo anuncia a abertura de 700 leitos exclusivos para o atendimento das pessoas com covid-19. Com o crescimento das internações, o governo decidiu ativar os leitos até o dia 6 de fevereiro. Desses 700 leitos, 276 são novos leitos de UTI, abertos em hospitais estaduais de todas as regiões de São Paulo”, explicou o gestor.

Os novos leitos vão auxiliar na absorção da nova demanda de casos em unidades hospitalares de 14 regiões, o que inclui a capital e municípios da Grande São Paulo e as regionais de Saúde de Araraquara, Baixada Santista, Barretos, Bauru, Franca, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté.

Baixo agravamento da doença por conta da vacinação

O foco principal é em criar mais leitos de enfermarias, disse o governador, pois o agravamento da doença em São Paulo está baixo devido aos bons índices de vacinação em São Paulo.

"Neste momento, o foco da ampliação da rede estadual de Saúde está nos leitos de enfermaria, já que, por conta dos elevados índices de vacinação aqui no estado de São Paulo, nós temos tido um agravamento menor da doença", completou.

Central distribui pacientes aos hospitais

Os hospitais estaduais, divididos entre os 266 leitos de UTI e 434 de enfermarias, receberão pacientes encaminhados por meio da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS). A Saúde também informou que está à disposição das prefeituras para financiar a criação de mais leitos nas redes municipais.

"Estamos monitorando, diariamente, a situação nas regiões. Ampliamos a oferta de serviços e garantimos que a rede tenha condição de atender os novos casos detectados neste momento", afirmou Jean Gorinchteyn, secretário de Estado da Saúde.

Mais notícias

Carregar mais