Notícias

Secretário-geral da ONU pede cessar-fogo imediato

O secretário-geral da ONU, António Guterres, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, se encontraram em Moscou nesta terça-feira (26)

Por Beatriz Ferrete

O secretário-geral da ONU, António Guterres, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, se encontraram em Moscou nesta terça-feira (26). Mais cedo, Guterres se reuniu com o ministro das relações exteriores Sergey Lavrov.

Esta é a primeira viagem de Guterres à Rússia desde o início da guerra, há mais de dois meses. Na próxima quinta-feira (28), o secretário-geral viaja para a Ucrânia para se reunir com Volodymyr Zelensky.

Guterres vem condenando repetidamente a invasão russa e apelando por um cessar-fogo. Na semana passada, ele propôs uma trégua durante o período da Páscoa ortodoxa, para permitir a entrega de ajuda humanitária e garantir remoções seguras de civis, mas a tentativa mais uma vez foi frustrada.

Na última sexta-feira (22), a ONU acusou o Exército russo de ações que poderiam constituir crimes de guerra na Ucrânia, incluindo bombardeios indiscriminados que provocaram as mortes de civis e a destruição de escolas e hospitais.

No começo do abril, a Assembleia Geral das Nações Unidas suspendeu a Rússia do Conselho de Direitos Humanos por violações e abusos brutais e sistemáticos de direitos humanos cometidos por soldados russos na invasão na Ucrânia. 

Tópicos relacionados

  • Internacional
  • Rússia
  • Ucrânia

Mais notícias

Carregar mais