Notícias

Sobe para 18 o número de mortos pelas chuvas na Bahia

A informação foi confirmada pelo coronel Jadson Almeida do Corpo de Bombeiros da Bahia

Por Matheus Pastori

O coronel Jadson Almeida, assistente do comandante-geral do Corpo de Bombeiros da Bahia, afirmou que subiu para 18 o número de mortos pela chuva no estado em entrevista exclusiva ao Grupo Bandeirantes de Comunicação neste domingo (26). 

A 18ª morte é de um homem, dono de uma balsa, que foi levado pela correnteza no Rio das Contas, na cidade de Aurelino Leal. Ainda segundo a corporação no estado, o homem morreu afogado depois que um cabo de aço que prendia a balsa à terra se rompeu.

A chuva que provocou o rompimento de uma barragem, cuja a água atingiu a cidade de Itambé, não era esperada pela Defesa Civil do estado. Praticamente todo o município foi inundado pela chuva, mas, não há notícia sobre feridos ou desaparecidos na cidade. 

“Em Itambé as águas se elevaram a um ponto que passaram pela barragem. Houve realmente um rompimento, mas não houve danos efetivos a cidade porque tanto o Corpo de Bombeiros quanto a Defesa Civil agiram preventivamente retirando a população e evitando a tragédia. Estamos monitorando outras barragens no estado”, contou.

O coronel afirmou ainda que ao menos 10 outras barragens da região estão sendo monitoradas e que a situação é preocupante em todo sul e sudeste do estado, já que muitas das cidades são pequenas e têm pouca infraestrutura. 

Ainda de acordo com o coronel,  a previsão da Defesa Civil da Bahia é de que a chuva perdure até pelo menos segunda-feira (27), quando há uma previsão de 90% de precipitação. Na terça (28), a previsão cai para 5%. 

Sessenta e sete cidades permanecem em estado de alerta, sendo que 19 delas estão inundadas. Em Salvador, dois bairros populosos, Castello Branco e Sete de Abril, tiveram as sirenes de alerta para deslizamentos acionadas e moradores tiveram de deixar suas casas. 

“Nós estamos indo nas regiões que oferecem risco à população e estamos levando as pessoas para abrigos e também deslocando caminhões com donativos, tanto alimentação quanto itens de higiene. Em qualquer quartel do Corpo de Bombeiros estamos recebendo doações”, destacou.   

O governador da Bahia, Rui Costa (PT) está em Ilhéus, acompanhado de uma comitiva de secretários, para se reunir com os comandantes-gerais do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil do estado no centro de emergência montado ali para atender os demais municípios, devastados pelos temporais.

Chuvas fortes na Bahia: imagens mostram enxurradas e situação no sul do Estado

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais