Band Rio

Prefab Future: Paes lidera corrida no Rio; 2º lugar tem cinco em empate técnico

Atual prefeito tem 35% das intenções de voto em cenário induzido. Tarcísio Motta, Alexandre Ramagem, Otoni de Paula, Marcelo Queiroz e Rodrigo Amorim estão empatados na sequência.

Redação Band Rio

Paes aparece em 1º na pesquisa. Segundo lugar tem cinco nomes empatados tecnicamente.
Paes aparece em 1º na pesquisa. Segundo lugar tem cinco nomes empatados tecnicamente.
Divulgação

Novo levantamento divulgado pela Prefab Future mantém Eduardo Paes (PSD) na liderança da corrida eleitoral para a Prefeitura do Rio e indica empate técnico no segundo lugar entre cinco nomes.

O atual prefeito teve uma leve queda na comparação com a pesquisa divulgada no início do mês, no cenário induzido (quando são apresentados nomes aos entrevistados: saiu de 38,2% das intenções de voto para 35%.

Os cinco nomes que aparecem na sequência também apresentaram pequenas reduções nas intenções de voto.

Tarcísio Motta (PSOL) aparece com 5,4%, seguido por Alexandre Ramagem (PL) com 3,2%, Otoni de Paula (MDN) com 3,1%, Marcelo Queiroz (Progressistas) com 2,6%, e Rodrigo Amorim (União) com 2,5%.

No cenário espontâneo (quando não são apresentadas opções de voto aos entrevistados), Paes lidera com 23,9% - mesma porcentagem do levantamento anterior.

No segundo lugar está o Delegado Ramagem com 1,7% das intenções de voto, contra 1% na última pesquisa. Ele ultrapassou o deputado federal do PSOL que caiu de 2,2% para 0,9%. A porcentagem é a mesma de Marcelo Crivella (Republicanos), que está inelegível.

Otoni de Paula tem 0,5% nesse cenário, contra 0,7% no início do mês. Também foram citados os nomes de Marcelo Freixo, César Maia, Cyro Garcia, Flávio Bolsonaro, Jair Bolsonaro e Lula. Desses, apenas Cyro é cotado a se candidatar. 

Se eleição fosse hoje, Paes seria eleito no 1º turno

A pesquisa indica que o atual prefeito seria reeleito no 1º turno, se a eleição fosse realizada hoje. 

Eduardo Paes tem 65,1% das intenções nos votos válidos (excetuando-se brancos, nulos e indecisos), contra 10% de Tarcísio Motta, 6% de Alexandre Ramagem, 5,8% de Otoni de Paula, 4,8% de Marcelo Queiroz, 4,6% de Rodrigo Amorim, 2,2% de Pedro Duarte (NOVO) e 1,5% de Cyro Garcia (PSTU).

A pesquisa Prefab Future ouviu 1019 pessoas no Rio de Janeiro entre os dias 27 e 28 de abril, e está registrada no TSE sob o número RJ-02778/2024.