Notícias

Solução para precatórios é essencial, analisa Mansueto Almeida

Ex-secretário do Tesouro Nacional traça cenário econômico brasileiro no Canal Livre

Da Redação, com Canal Livre 19/09/2021 • 11:10 - Atualizado em 20/09/2021 • 10:24
Mansueto Almeida traça cenário econômico brasileiro no Canal Livre
Mansueto Almeida traça cenário econômico brasileiro no Canal Livre
Reprodução/Band

A economia brasileira e caminhos para retomada do crescimento são temas do Canal Livre desta semana. O programa recebe Mansueto Almeida, ex-secretário do Tesouro Nacional e atual economista-chefe do BTG Pactual.

Um dos principais especialistas do país, ele explica o atual cenário brasileiro e projeta o futuro. A polêmica do parcelamento dos precatórios – dívidas judiciais que precisam ser pagas pela União -  proposta pelo Ministério da Economia foi analisada por ele, que apontou os impactos no mercado financeiro.

“A solução para esse problema é essencial. Hoje, o mercado não consegue ver qual será a solução para esse problema e aposta no pior. O mercado hoje aposta no seguinte: o problema vai ser de uma magnitude tal que o governo vai abrir um espaço muito grande para gastos e vai aumentar excessivamente o gasto e vai colocar as finanças em risco”, explicou. Por isso, defende um diálogo mais franco com credores e harmonia na articulação política da questão no Congresso.

A tendência em temas como inflação, desemprego, contas públicas, reforma tributária, retomada do crescimento e o novo Bolsa Família também foram discutidas por Almeida.

A apresentação é de Rodolfo Schneider. Participam como entrevistadores os jornalistas Fernando Mitre e Juliana Rosa. O Canal Livre vai ao ar neste domingo (19), às 20h, no BandNews TV, e à meia-noite, na tela da Band.