Notícias

SP pagará R$ 850 mil por projeto de “esplanada do governo” no Centro da capital

Governo de SP lançou concurso para escolher projeto arquitetônico da construção da “esplanada das secretarias” em região que já foi foco da Cracolândia

Da redação

Governo de SP lança concurso para nova sede administrativa
Governo de SP lança concurso para nova sede administrativa
Divulgação/Governo de SP

O governo de São Paulo anunciou, nesta quinta-feira (27), um concurso para escolher o projeto arquitetônico da construção da nova sede da administração estadual. A cerimônia contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), do prefeito Ricardo Nunes (MDB), de aliados políticos e do setor privado.

Em evento aconteceu no Palácio dos Campos Elísios, foi destacado que arquitetos de todo o país poderão participar. O projeto vencedor será premiado com R$ 850 mil.

“É, de fato, um dia especial e um marco na história da cidade de São Paulo. Um marco que representa uma retomada, uma história que a gente quer recuperar e tornar este sonho uma realidade”, afirmou o governador.

A nova sede será construída onde hoje está localizada a Praça Princesa Isabel, espaço que, durante muito tempo, serviu de abrigo para usuários de drogas. Espera-se que, em quatro anos, o local abrigue o gabinete de governo, secretarias, fundações e outros órgãos do Executivo estadual.

Situação do Palácio dos Bandeirantes

O Palácio dos Bandeirantes, atual sede do governo localizado na Zona Sul de São Paulo, deve ser mantido só como residência oficial do governador e sede do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Estado.

Para o governo, a transferência contribuirá para a reocupação e revitalização da região central da capital e reduzirá custos administrativos e financeiros da gestão. O complexo deve ser construído e gerenciado pela iniciativa privada, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).

Transferência do Terminal Princesa Isabel

A Prefeitura de São Paulo apresentou um projeto de lei municipal para doar ao estado todo o complexo que, atualmente, abriga o Terminal Princesa Isabel. O equipamento é local de partida e chegada de 18 linhas de ônibus que atendem o Centro e demais regiões da capital.

Inscrições

O edital do concurso foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo e tem inscrições abertas até o próximo dia 12 de junho. A entrega das propostas termina no dia 24 de junho, com análise e julgamento até 21 de julho.

A data-limite para homologação e divulgação do resultado definitivo do concurso é 2 de agosto. Todo o processo para inscrição e entrega das propostas do concurso será digital, por meio do site https://concursogovspnocentro.org.br.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais